Semana de Orientação 2021
A Semana de Orientação da Academia Internacional de Cinema (AIC), evento que abre o ano letivo da escola e do Filmworks – o curso Técnico em Direção Cinematográfica, chega a sua 16ª edição! Com o tema Arte em Tempos de Crise, a semana de palestras, que acontece de 23 a 25 de março, este ano será transmitida ao vivo pelo Youtube da AIC, por conta da pandemia.
Os Convidados
Nossos convidados são os cineastas Halder Gomes, Neville D’Almeida e o ator José Dumont. E a mediação será feita pelo professor e crítico de cinema Filippo Pitanga, que indicou filmes que marcaram a carreira dos palestrantes.
- DIA 23/03 | Terça – HALDER GOMES
- 19h bate-papo com o Diretor
- Filme: Cine Holliúdy
- DIA 24/03 | Quarta – JOSÉ DUMONT
- 19h – Bate-papo com o ator
- Filme: A Hora da Estrela
- DIA 25/03 | Quinta – NEVILLE D’ALMEIDA
- 19h bate-papo com o diretor
- Filme: A Dama do Lotação
Conheça melhor os convidados:
Natural de Foraleza, Halder Gomes, 54, é graduado em Administração de Empresas, Artista Plástico e Mestre em Taekwondo. Iniciou sua carreira no cinema como dublê de lutas em Los Angeles, na década de 90. Mas foi o filme Cine Holliúdy que o projetou no cenário nacional.
Halder é diretor, produtor e roteiristas de vários filmes: The Morgue (EUA), As mães de Chico Xavier, Cine Holliúdy, O Shaolin do Sertão, Cine Holliúdy 2, entre outros. Atualmente está filmando a segunda temporada da série Cine Holliúdy (Rede Globo)
José Dumont é um dos maiores atores do Cinema brasileiro. Filho de Severino do Monte, mas teve a nomenclatura francesa Dumont por erro de escrivão, começou a atuar no teatro ainda no início dos anos de 1970. Em 1976 participou da montagem “O Sonho, Caso Especial”, de Gianfrancesco Guarnieri, o que lhe abriu as portas para o cinema e nunca mais parar. No ano seguinte fez “Morte e Vida Severina”. Em 1980, veio a sua primeira consagração nas telonas ao interpretar Ceará em Gaijin – Os Caminhos da Liberdade, garantindo o Kikito de Ouro na categoria de Melhor Ator Coadjuvante pelo Festival de Gramado. Dumont já conquistou o Festival de Brasília como Melhor Ator nos papéis de Deraldo e Severino em O Homem que Virou Suco; Olímpico em A Hora da Estrela e como Lineu em Kenoma. Foi premiado em vários festivais nacionais e internacionais ao longo da sua longeva carreira.
Dumont também participou de várias novelas e séries da TV Globo, como Onde Nascem os Fortes e Segunda Chamada. Atualmente está na série A Cidade Invisível, da Netflix, e gravando a próxima novela da Rede Globo Nos Tempos do Imperador.
Neville nasceu em Belo Horizonte, em 1941, é ator, escritor, diretor de cinema, roteirista, fotógrafo, artista plástico e multimídia. Considerado um dos cineastas de maior relevância no país, ajudou a construir a história da Sétima Arte no Brasil.
Teve diversos filmes censurados no período da ditadura Militar. Foi recordista de bilheteria por três décadas pelo filme “A Dama do Lotação” com Sônia Braga, onde dirigiu e escreveu o roteiro junto com o dramaturgo Nelson Rodrigues.
Em 1966 dirigiu seu primeiro filme, o curta-metragem premiado “O Bem Aventurado”. Neville foi diretor de mais de 17 longas-metragens, 150 curtas, além de médias, documentários e séries.