O Momento Mágico da Produção Nacional
O rosto de menina e o jeitinho meigo cativou a plateia já nos início da fala de Fernanda Carvalho, convidada do primeiro dia da III Semana de Cinema e Mercado da Academia Internacional de Cinema (AIC) – evento comemorativos dos 10 anos da escola. Quando ela começou a contar sobre sua experiência no “incrível” mundo da animação, pronto, cativou os poucos distraídos que ainda não estavam atentos ao seu discurso.
Mesmo com pouca idade, Fernanda tem um currículo invejável, começou na TV Cultura, passou por programas como DOCTV e ANIMATV, integrou a equipe que organizava os pitchings da emissora, produziu as series de animação “Escola para Cachorro” (2a temporada) e “Sítio do Picapau Amarelo” (1a temporada) na MIXER, coordenou o programa Cinema do Brasil, que promove o cinema nacional nos maiores festivais do mundo, como Berlin e Cannes, fez a produção executiva do premiado longa de animação “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu e hoje é coordenadora de produção do departamento de produção original na Viacom Brasil, que opera os canais MTV, Nickelodeon, VH1 e Comedy Central.
Mesmo com toda essa experiência ela repetiu: “não sou especialista em nada, mas, será um prazer dividir um pouco do que fiz com
vocês” e, contou fatos deliciosamente curiosos sobre produções que participou.
Brasil passa por Momento Mágico
Fernanda falou muito sobre o “momento mágico”, mas, de grande adaptação que o Brasil está passando, graças a lei 12.485, que, dentre tantas coisas, fez com que os canais passassem a exibir conteúdo independente nacional obrigatoriamente em sua grade de programação no horário nobre. “Neste ano o fundo setorial realizara investimento de aproximadamente quatro vezes o investimento total no setor realizado no ano anterior”, contou.
Outro fato interessante que Fernanda comentou foi sobre o respeito que as animações brasileiras adquiriram lá fora. “Antigamente, quando apresentávamos projetos para conseguir coprodução, o Brasil era visto como aquele que queria o dinheiro dos outros países. Hoje não, depois de tanta coisa boa que estamos produzindo, de ganhar duas vezes consecutivas o maior festival de animação do mundo – ANNECI , o mercado brasileiro está em evidencia”, contou.
Dica
Para fechar Fernanda deu algumas dicas para quem pretende apresentar projeto para canais de Tv. “Estudem o canal, vejam todos os programas em todos os horários, entendam que tipo de projeto o canal precisa, para não queimar cartuxo. Quanto mais maduro estiver o projeto, melhor. Mas claro, é importante também ir com a cabeça aberta, pois o canal sempre vai dar palpite pois ninguém conhece melhor seu publico alvo”.
*Fotos: Yuri Pinheiro