Novas mídias foi o assunto da última noite da Semana de Cinema e Mercado
A última noite da Semana de Cinema e Mercado foi leve, descontraída. Sem as amarras e formalidades que sempre engessam os eventos sobre o assunto. Os convidados, Fabio Seixas, Diretor Executivo da Conspiração Filmes e, Lucas Soussumi, coordenador do projeto “Encontro com os Canais”, da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão – ABPITV, conversaram com os convidados. Em meio ao bate papo mostraram seus trabalhos, contaram cases, falaram sobre mídia, publicidade, transmídia e trouxeram pontos sobre a Lei n. 12.485 e sobre as novidades do mercado.
O tema da noite era Novas Mídias, tendências e oportunidades. Fabio Seixas começou mostrando um pouco dos últimos trabalhos realizados pela Conspiração e foi categórico ao afirmar: “produto que é muito autoral e não conversa com marcas é complexo de vender. Hoje, as marcas são grandes produtoras de conteúdo, elas sabem que os clientes não aceitam marcas que não produzam conteúdo relevante. Por isso, elas precisam falar com o cliente de forma inteligente, caso contrário, perdem cliente”.
Fabio falou bastante das novas mídias, de como integrar e aplicar conceitos corretos e inovadores para cada tipo de mídia e principalmente sobre a importância dos patrocínios para os produtos audiovisuais. Para exemplificar contou como foi a criação da plataforma “Rio Eu Te Amo”. A ideia inicial era ter apenas o filme, mas, como o orçamento era muito alto, criou-se a plataforma, com a intenção de realizar ações e eventos para gerar recursos para o filme. Deu supercerto e as gravações do filme, que segue o formato de “Paris Je t’aime” e “New York I Love You”, começaram essa semana.
Lucas Soussumi contou um pouco sobre a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão e seus objetivos. Falou sobre o Rio Content Market, um evento internacional de conteúdo multiplataforma e sobre o projeto que coordenada, chamado Encontro com os Canais. “A ideia do encontro é aproximar produtoras associadas e os principais players do mercado, como canais, distribuidores e investidores”. Também trouxe pontos importantes da Lei da TV Paga e falou da importância da capacitação do setor.
Assim terminou a segunda edição da Semana de Cinema e Mercado, com a casa cheia todos os dias, muita informação relevante sobre mercado e distribuição e com aquela vontade de que a próxima edição chegue logo.
*Fotos Alessandra Haro