Nomadland, vencedor do Oscar 2021, no Cineclube AIC
O próximo Cineclube da AIC é dedicado ao grande vencedor do Oscar 2021: Nomadland, de Chloé Zhao, chinesa naturalizada norte-americana e a segunda mulher a ganhar na categoria direção. O longa faturou os prêmios de melhor filme, direção e melhor atriz, para Frances McDormand.
O debate, que acontece dia 29/4, às 18h30, no Canal do YouTube da AIC, é comandado pelos professores Filippo Pitanga e Martin Eikmeier, com a participação do pesquisador Marcelo Ikeda, ex-curador do Festival de Brasília e escritor de vários livros sobre o cinema contemporâneo.
A História de Nomadland
Após o colapso econômico de uma colônia industrial na zona rural de Nevada (EUA), Fern (Frances McDormand) reúne suas coisas em uma van e parte rumo a uma viagem exploratória, fora da sociedade dominante, como uma nômade dos tempos modernos. Nomadland, o terceiro filme de Chloé Zhao, apresenta nômades reais como Linda May, Swankie e Bob Wells como mentores e companheiros de Fern em sua jornada de exploração pela vasta paisagem do oeste americano.
A Diretora
Chloé Zhao é cineasta, roteirista e produtora. Ela nasceu em Pequim, mas ainda criança frequentou um internato em Londres e, depois, se mudou para Los Angeles para terminar o ensino médio. Zhao estudou no Mount Holyoke College e se formou em ciências políticas. Ela trabalhou como promotora de festas, no mercado imobiliário e como bartender antes de estudar cinema na Tisch School of the Arts.
Seu primeiro longa-metragem, Songs My Brothers Taught Me (2015), estreou no Festival de Cinema de Sundance. Seu segundo filme, The Rider (2017), foi aclamado pela crítica e recebeu vários elogios, incluindo indicações para o Independent Spirit Award de Melhor Filme e Melhor Direção.
Zhao é a segunda mulher a levar para casa o Oscar de melhor direção em mais de 90 anos de prêmio. Kathryn Bigelow foi a primeira a conquistar uma estatueta na categoria, em 2010, por Guerra ao Terror.