Mini Kerti: cinema publicitário passo a passo
Na noite de abertura da Semana de Cinema e Mercado da AIC, a diretora Mini Kerti, da Conspiração Filmes, compartilhou um pouco de sua experiência de mais de vinte anos no mercado publicitário na palestra Direção no Mercado Publicitário. Servindo-se de um caso concreto, um comercial que dirigiu para um grande banco, Mini mostrou, passo a passo, o processo de produção de um filme publicitário, desde o briefing até a pós-produção, passando pelo orçamento, delimitações do projeto, contratação de equipe, pesquisa, as diversas e importantes reuniões com clientes e agência, etc. “É preciso saber alinhar os vários desejos. O filme publicitário é um trabalho coletivo. Muito desse trabalho é se comunicar bem.”
Mini falou também das mudanças que os novos equipamentos (as câmeras digitais em detrimento do 35 mm, por exemplo) causaram no mercado e da importância de se adequar a cada reviravolta no mercado: “Você tem que compreender as mudanças que acontecem e aprender a viver com elas. O digital, por exemplo, trouxe uma simplificação no processo e uma redução de custos. Isso é bom por um lado, mas ruim por outro. A produtora acaba ganhando menos dinheiro em cada filme, mas a produção também aumenta”.
Mesmo fazendo filmes bastante diversos para clientes também bastante diferentes entre si, sempre há uma certa unidade entre os produtos desenvolvidos por determinada produtora: “Na Conspiração, sempre se primou muito pelo acabamento, há bastante cuidado na pós-produção para deixar todos os filmes com um certo padrão de qualidade.” E para garantir essa qualidade no tempo tão curto das produções do mercado publicitário, Mina insistiu na importância da experiência e da formação técnica. “É importante ter formação técnica e experiência de set antes de começar a dirigir filmes para o mercado publicitário. Mas se você quiser fazer sua videoarte, seus projetos autorais, é diferente. Você pode sair da escola e fazer um filme, o mais difícil será o dinheiro para produzi-lo. Mas uma coisa não impede a outra. Você pode trabalhar com esses filmes mais técnicos, de encomenda, e paralelamente se envolver em seus trabalhos artísticos”.
A palestra da Mini Kerti abriu a Semana de Cinema e Mercado da AIC. O evento vai até sábado, dia 4. Mais informações na página do evento.
*Crédito foto: Alessandra Haro