ManK, de David Fincher, no Cineclube AIC
No próximo Cineclube da AIC os professores Filippo Pitanga e Martin Eikmeier vão analisar o filme “Mank”, de David Fincher. Os convidados desta edição são o professor Humberto Silva, do curso de História do Cinema: Hollywood Clássica e Nova Hollywood, e a ex-aluna da AIC Lula Mattos.
O bate papo sobre o filme acontece nesta quinta-feira, dia 4 de março, às 18h30, no canal do Youtube da AIC.
Mank está disponível na Netflix.
A História
“Mank” é um filme de drama biográfico dirigido e produzido por David Fincher, estrelado por Gary Oldman, Amanda Seyfried, Tom Pelphrey, Lily Collins, Arliss Howard, Tuppence Middleton, Tom Burke e Charles Dance. O longa gira em torno da produção de Cidadão Kane (1941), nos anos 1930 e 1940 de Hollywood.
Esse é o décimo primeiro filme de David Fincher e foi escrito pelo seu pai, Jack, nos anos 1990. David originalmente pretendia produzir o filme após o término de “The Game”, porém o projeto nunca seguiu em frente e Jack faleceu em 2003.
O filme teve um lançamento limitado nos cinemas em 13 de novembro de 2020, para poder concorrer às premiações, antes de ser lançado na Netflix no dia 4 de dezembro. “Mank” recebeu críticas positivas, que elogiaram o roteiro, o design de produção e as atuações de Oldman e Seyfried, bastante cotadas para láureas nesta temporada.
O filme se passa em Hollywood durante os anos 1930 e 1940 e conta a vida problemática do roteirista Herman J. Mankiewicz, seu vício em álcool, seu trabalho com Orson Welles para construir o roteiro do filme “Cidadão Kane” e da sua relação com grandes nomes da indústria cinematográfica da época, principalmente com o poderoso magnata da mídia William Randolph Hearst (Kane teria sido inspirado).