José Luiz Villamarim, diretor das novelas e séries de maior sucesso da Rede Globo, abre a Semana de Orientação no Rio de Janeiro
Quem não lembra da vilã Carminha (Adriane Esteves) da novela – recordista de audiência – “Avenida Brasil” ou das cenas de amor entre Leandro (Cauã Reymond) e Antônia (Isis Valverde) na minissérie “Amores Roubados”? José Luiz Villamarim, diretor de novelas e projetos especiais e, um dos mais aclamados diretores artístico da Rede Globo, abre a Semana de Orientação da Academia Internacional de Cinema (AIC) do Rio de Janeiro, evento que traz cineastas para um ciclo de palestras gratuitas e abertas ao público.
Para participar do evento inscreva-se aqui.
Exibição Exclusiva de Redemoinho
“Redemoinho”, a primeira incursão de Villamarim no cinema, será exibido no estúdio da AIC, às 17h30, antes do bate-papo com o diretor. A exibição especial acontece em paralelo com a estreia nos cinemas.
Premiado no Festival do Rio 2016 (Melhor Ator e Prêmio Especial do Júri), o filme também foi exibido na 40ª Mostra Internacional de Cinema e no 38º Festival de Havana e traz no elenco Irandhir Santos, Julio Andrade, Dira Paes, Cássia Kis entre outros grandes nomes. Por traz das câmeras, parceiros constantes de seus projetos na TV, como o roteirista George Moura e o diretor de fotografia Walter Carvalho.
O filme conta a história dos grandes amigos de infância, Luzimar e Gildo, que se reencontram depois muitos anos afastados. Eles cresceram juntos em Cataguases, interior de Minas Gerais. Luzimar nunca saiu de sua cidade e trabalha numa fábrica de tecelagem. Gildo mudou-se para São Paulo onde acredita ter se tornado um homem mais bem-sucedido. Na noite de Natal, Luzimar e Gildo se confrontam com o passado e, num intenso mergulho em suas memórias, partem para um arriscado acerto de contas.
“Redemoinho fala do conflito e da angustiante dúvida sobre quem fez a melhor escolha: aquele que partiu da cidade onde nasceu ou aquele que escolheu ficar”, define Villamarim. “Gildo sai de Cataguases, mas Cataguases não sai de dentro dele. Também é uma história sobre a amizade e a implosão dos laços de afeto familiares, que traz uma série de questões sobre esse país em transe no qual vivemos nos dias de hoje. ”, conta.
O Diretor de Novela (e minissérie e séries e filme…)
Há mais de 20 anos dirigindo na Globo, Villamarim foi indicado ao Emmy Internacional, o mais importante prêmio da TV mundial, por três vezes: pelas novelas “Avenida Brasil” e “Paraíso Tropical” e pelo programa “Por Toda Minha Vida – Mamonas Assassinas”. Mineiro, formado em economia, Villamarim já dirigiu 16 novelas, as minisséries “Justiça”, “O Rebu” e “O Canto da Sereia”, “Anos Rebeldes” e “Mad Maria” e o seriado “Força Tarefa”, entre outros programas.
A Semana de Orientação
Em sua 12ª edição, a Semana de Orientação tradicionalmente inaugura o ano letivo do FILMWORKS – Curso Técnico em Direção Cinematográfica e movimenta os debates sobre criação cinematográfica. Este ano o evento acontece em São Paulo e no Rio de Janeiro entre os dias 14 e 16 de fevereiro e além de Villamarim conta com a com exibição de filmes e palestras de outros grandes nomes do cinema nacional, entre eles Wagner Moura, Marina Person, Beto Brant, Marçal Aquino e Emilia Silveira. O evento é gratuito e aberto ao público, mediante a inscrição prévia.
Desde a sua primeira edição, em 2006, diversos cineastas de já estiveram na AIC, ampliando as discussões sobre cinema contemporâneo, entre eles o fotógrafo polonês Grzegorz Kedzierski (“Avalon”), o ator e diretor Joshua Leonard (“Bruxa de Blair”), a diretora argentina Lucrecia Martel (“A Menina Santa”), a diretora de arte Vera Hamburger (“Carandiru”), o roteirista Bráulio Mantovani (“Tropa de Elite” e “Cidade de Deus”), o documentarista João Moreira Salles (“Santiago”), o diretor boliviano Juan Carlos Valdivia (“Zona Sur”), o diretor chileno Sebastián Silva (“La Nana”, “Magic Magic”), o ator José Wilker, entre tantos outros.
Para participar, faça sua inscrição aqui.