Jogo de Cena, de Eduardo Coutinho, é o filme do #Ficaemcasa desta semana
Nosso cineclube semanal #Ficaemcasa chega a sua vigésima quarta edição! Debatemos muitos filmes até agora, não é mesmo? Nesta semana, vamos analisar o documentário de Eduardo Coutinho: “Jogo de cena”.
Eduardo Coutinho dispensa apresentações. Em seu filme “Jogo de Cena”, ele desafia o formato de filme documental ao trazer depoimentos que se confundem a realidade e ficção. As filmagens foram feitas
Em junho de 2006, Eduardo Coutinho anunciou no jornal que procurava mulheres dispostas a contar suas experiências diante de uma câmera. A gravação foi feita no teatro Glauce Rocha, no Rio de Janeiro e o palco foi escolhido como cenário único. Nele, as mulheres assumiram o protagonismo da cena com suas histórias e emoções. Para Coutinho, ao ligar a câmera, atores ou não, todas as pessoas assumem um papel. Ele mistura mulheres atrizes e anônimas, não sendo possível identificar a realidade.
Os convidados Especiais
Como convidados para o debate contaremos com a participação especial da montadora Jordana Berg – que editou, além de Jogo de Cena, diversos outros títulos de Coutinho, Beth Formaggini, cineasta de filmes como “Apartamento 608”, sobre o processo de criação de Coutinho e o pesquisador, crítico e curador Carlos Alberto Mattos.
O filme está disponível no NOW, TV Brasil e no Looke.
Quem comandará a discussão são os professores Filippo Pitanga e Martin Eikmeir. Nesta quinta, 10 de setembro, às 18h30, no nosso canal no YouTube. Esperamos vocês!