Dia 04/08: Blogueiros como Críticos e Difusores de Cinema
O último encontro da Semana de Cinema e Mercado vai tratar da importância dos blogs e sites pessoais para a difusão e crítica de cinema. No dia 04/08, sábado, às 14h, a AIC vai receber JULIANO VASCONCELLOS, THIAGO BORBOLLA e DANIEL LOPES para a mesa Blogueiros como Críticos e Difusores de Cinema: Uma Nova Linguagem.
A internet tem se tornado nos últimos anos o principal meio de informação e os blogs contribuíram muito para isso. Diferente das mídias tradicionais, que procuram comentar os assuntos de forma imparcial e impessoal, os blogs oferecem liberdade aos autores para que se envolvam pessoalmente aos assuntos que comentam.
Adiantando o que será tratado na palestra, Daniel Lopes, do Pipoca e Nanquim, comenta: “O diferencial do blog é a agilidade na publicação dos textos, tanto críticas ou textos informativos. Em poucos minutos após uma sessão de cinema ou leitura de alguma obra, o blogueiro já pode registrar suas opiniões. Mas a principal diferença é a opinião verdadeira, direta e sem amarras do autor do blog. São os textos mais pessoais que cativam o leitor, que se vê representado naquele veículo, podendo, inclusive, participar do conteúdo através de comentários instantâneos.”
Para Juliano, do Blog do Jotacê, por conta dessas características específicas os blogs podem sim colaborar para o sucesso ou o fracasso daquilo que comenta, como os filmes, por exemplo: “Hoje com os sites/blogs segmentados e especializados temos uma opinião muito mais contundente e com muito mais influência na decisão das pessoas em consumir elementos da cultura pop”. Thiago, do site Judão, acrescenta: “Não sei se no fracasso é possível… No máximo, [os leitores] levam em consideração tudo o que a gente fala, mas não deixam de ir assistir a um filme, ou ler alguma coisa, por exemplo. Abrem os olhos, enxergam de outra maneira, mas não deixam de ver.”
Saiba mais sobre os convidados:
Juliano Vasconcellos: mais conhecido por Jotacê, é arquiteto e professor universitário e desde 2008 é responsável pelo site Blog do Jotacê, principal veículo de comunicação voltado para colecionadores de itens da cultura pop no Brasil.
Thiago Borbolla: ou Borbs, já foi VJ e repórter na MTV, lidera a equipe do site Judão, no ar desde julho de 2000, onde trata, de forma leve e bem-humorada, de cinema, quadrinhos, games, televisão, música e comportamento.
Daniel Lopes: graduado em Ciências Econômicas pela Unesp, estudou a fundo o mercado editorial de quadrinhos e de distribuição de filmes e hoje é apresentador e editor do site Pipoca e Nanquim, no qual discorre sobre seus temas favoritos. Coautor do livro “Quadrinhos no Cinema” (2011, Ed. Generale), atualmente é um dos editores da DC Comics no Brasil.
Em sua primeira edição, a Semana de Cinema e Mercado discutirá o mercado cinematográfico brasileiro sob o ponto de vista de profissionais de diferentes áreas do cinema. De 30 de Julho a 04 de Agosto, no estúdio da AIC.