Cineclube: Espelho, de Andrei Tarkovsky
O nosso cineclube semanal chegou a mais uma edição!! O #Ficaemcasa desta semana vai discutir o filme O Espelho, escrito e dirigido pelo cineasta russo Andrei Tarkovsky. O longa-metragem de 1975 tem como escolha narrativa elementos que buscam mexer com as emoções e psique do espectador.
Tarkovsky constrói um enredo descontínuo em O Espelho, uma história atravessada por três tempos históricos diferentes o pré (1935), o durante (anos 1940) e o pós-guerra (anos 1960/70), contando a jornada de Aleksei (Ignat Daniltsev) e revelando suas emoções e pensamentos de modo que sua história faz alusão à vida do cineasta. As memórias e sentimentos que perpassaram pela sua infância são explorados na obra quase como reflexos de sua autobiografia.
Sobre o filme:
Aleksei (Ignat Daniltsev) é um ex-combatente do exército da União Soviética que está prestes a morrer. Ao revisitar suas memórias, relembra os tempos de calmaria e guerra, histórias da velha fazenda onde nasceu e passou sua infância e momentos difíceis após o abandono de seu pai. Essas memórias não só contam sua trajetória, como também percorrem toda a história da nação russa.
O filme está disponível no Canal Belas Artes.
Os convidados:
Flavia Guerra, jornalista e documentarista e Euller Felix, do Podcast Necronversa serão os convidados desta edição.
A discussão acontecerá nesta quinta (01/10), no canal do Youtube da Academia Internacional de Cinema, às 18h30. Quem comanda o debate são os professores Filippo Pitanga e Martin Eikmeier.