Cineclube AIC recebe o diretor de Querência
No próximo Cineclube da AIC os professores Filippo Pitanga e Martin Eikmeier vão analisar o filme “Querência”, de Helvécio Marins Jr. O debate vai contar com a participação do diretor do longa e da produtora executiva Eliane Ferreira.
O bate papo acontece na quinta-feira, dia 18 de março, às 18h30, no canal do Youtube da AIC.
O Filme
“Querência”, de Helvécio Marins Jr está disponível na Netflix.. O filme estreou no Festival Internacional de Cinema de Berlim, passou pelos festivais New Horizonts Festival (Polônia), Festival de Cinema Latino-americano de Toulouse (França), IndieLisboa (Portugal) e Festival Internacional de Cinema Jeonju (Coreia do Sul), sendo neste último vencedor de Melhor Filme
O longa foi rodado na região de Unaí, Minas Gerais, e conta a história de Marcelo um vaqueiro que tem sua vida transformada após ser vítima de um grande assalto a gado na fazenda onde trabalhava. Com a ajuda de sua irmã e amigos, Marcelo se reconstrói para realizar o seu maior sonho: o desafio de se tornar um grande narrador de rodeios.
O Diretor
Helvécio Marins Jr. é pós-graduado em cinema pela PUC-MG. Seus filmes receberam mais de 60 prêmios nos mais importantes festivais internacionais e brasileiros, como Veneza, Havana, Nantes, Jeonju, Barcelona, Mar del Plata e Brasília.
Girimunho, seu primeiro longa-metragem, estreou no 68º Festival de Veneza, onde recebeu o prêmio “Interfilm”. Foi distribuído comercialmente na França, Alemanha e Espanha, além de outros países.
Atualmente, o cineasta trabalha no desenvolvimento de seu terceiro longa como diretor: “Se vens por bem podes entrar, se vens por mal põe-te a cavar”, que vai ser rodado em Portugal, com produção de Luís Urbano, à frente da produtora O Som e a Fúria. O projeto foi um dos contemplados para o fundo de desenvolvimento de roteiros e projetos do Instituto de Cinema e Audiovisual Português no ano de 2020. Querência, seu segundo longa, estreou no Festival de Berlim (Berlinale). Rodado no segundo semestre de 2016, em uma fazenda no noroeste de Minas Gerais, o filme é uma coprodução entre as produtoras brasileiras Muiraquitã Filmes, Canabrava filmes e VideoFilmes, de Walter Salles; e possui coprodução com a alemã Autentika Films. Querência foi premiado com importantes fundos internacionais: o fundo alemão, ligado à Berlinale, World Cinema Fund e o fundo suíço Visions Sud Est. Em 2014, em Berlim, Helvécio foi premiado pelo governo alemão e pela DAAD pela relevância de sua obra.