Documentário de ex-aluna da AIC estreia em junho na Bahia
A ex-aluna da Academia Internacional de Cinema Louyse Gerardo vai lançar, no dia 11 de junho, o documentário Bloco da Latinha, na cidade de Madre de Deus, interior da Bahia, onde foram realizadas as filmagens. O filme é sobre um bloco carnavalesco, cujos integrantes, pescadores em sua maioria, saem às ruas vestidos com fantasias repletas de latas. Depois do desfile, as latinhas são doadas para cooperativas de lixo.
“ O filme retrata todo o processo de criação das fantasias, além de apresentar os desfiles que percorrem toda a cidade. Mas o bloco não se restringe à questão estética. Destaca-se pelo seu caráter sustentável. O desfile se trata de uma intervenção que estampa a nossa realidade enquanto sujeitos consumistas, levando-nos a refletir”, explicou a cineasta.
A realização do documentário começou em 2015: “Não é fácil fazer um filme inteiro sozinha e muito menos lançar para que o máximo de pessoas possam assistir, ainda mais por ser mulher, cineasta no início de carreira”, disse Louyse.
Para viabilizar o seu projeto, Louyse decidiu fazer o pré-lançamento online, através da tecnologia dos NFTs ( non-fungible token/token não fungível). “Quem adquirir algum dos Nfts disponibilizados, terá acesso exclusivo para assistir o documentário, vai receber o cartaz do filme, além de receber um material exclusivo sobre o filme” explicou.
“Com essas vendas poderei continuar o projeto sobre documentário e cultura, o qual estou desenvolvendo no doutorado em Ciências da Comunicação sobre o patrimônio cultural imaterial. O objetivo dessa pesquisa é verificar de que forma o ensino do audiovisual, através de oficinas para jovens brasileiros, pode contribuir para valorização e preservação do patrimônio cultural a partir do olhar da comunidade para si”, explicou Louyse Gerardo.
As informações sobre a produção do Bloco das Latinhas e sobre NFTs estão no site da cineasta.