O documentário Mama – Africanos em São Paulo, dirigido por Rafael Aquino, ex-aluno da Academia Internacional de Cinema (AIC), foi selecionado para a 13ª Mostra Ecofalante de Cinema. O filme, resultado do curso de Documentário da AIC, destaca a vida de Diamou Fallou Diop, conhecida como Mama África, uma senegalesa cuja história reflete a diversidade cultural dos povos africanos em São Paulo, influenciando os fluxos migratórios na cidade e no Brasil.
Além da Mostra Ecofalante, o documentário foi selecionado para outros 12 festivais globais, incluindo o Spotlight on Academics Film Festival no Canadá, Ethnografilm Paris na França, e o Kinoforum Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo.
Rafael Aquino expressou sua gratidão pelas seleções do filme: “Está sendo emocionante termos o documentário selecionado para 13 festivais, sendo 2 deles internacionais (França e Canadá) de caráter Acadêmico e Etnográfico e no Brasil poder participar da programação de Mostras renomadas como a Ecofalante e o Kinoforum. Além de Mostras importantes para o cinema negro como OJU do Sesc São Paulo e o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul do Rio de Janeiro.”
Durante o curso na AIC, os alunos foram capacitados em técnicas de roteiro, produção, fotografia e edição. Rafael enfatiza a importância do suporte da academia: “Tudo o que vimos ao longo do curso foi colocado em prática em todas as etapas de concepção da obra. O feedback dos professores na exibição do primeiro corte e todo o incentivo que foi dado durante o processo de produção, nos deu a segurança necessária para concluir o documentário. Ainda mais que tínhamos nas mãos uma grande responsabilidade em trabalhar com uma personagem tão potente como a Mama e fazer uma abordagem de forma sensível e responsável em torno de pautas delicadas como o racismo e a imigração. ”
Ficha Técnica
Direção e Roteiro: Rafael Aquino
Produção Executiva: Priscila Indart Singeski
Direção de Produção: Cinthia Fayta
Assistente de Direção: Cinthia Fayta
Direção de Fotografia: Bruno Felix e Vini Brasil
Direção de Arte: Thayssa Guerra
Som Direto: Luan Souza
Pesquisa: Rafael Aquino
Montagem e Finalização: Bruno Felix
Design Gráfico: Wanderson Magalhães