Dicezar Leandro

Dicezar Leandro

Diretor de Arte em Cinema e Séries para TV, Streaming e Publicidade.

Fez a direção de arte no longa-metragem “A Felicidade das Coisas”, de Thais Fujinaga, que estreou no Festival de Rotterdam, Holanda, em 2021, por esse trabalho ganhou prêmio BRADA de melhor direção de arte na Mostra Internacional Coisa de Cinema.

Também realizou a direção de arte dos longas-metragens “Helen”, de André Meirelles Collazzo que estreou no festival de Toulouse, França, em 2020, bem como, em conjunto com Monica Palazzo, fez a direção de arte do “Oração do Amor Selvagem”, de Chico Faganello, que teve sua primeira exibição ainda na fase de finalização durante o “Carte Blanche”, do Festival de Locarno, na Suíça, em 2014.

Fez coordenação de arte para série de Luiz Fernando Carvalho para a TV Cultura intitulada “Independências”, que estreou em setembro de 2022, ainda do mesmo diretor participou dos processos criativos de estudo e reflexão dos longas-metragens “Objetos Perdidos” (em fase de captação de fomento) e “A Paixão Segundo G.H.” (em fase de lançamento).

Trabalhou com Brigitte Broch (ganhadora do Oscar de direção de arte por Moulin Rouge e diretora de arte em Amores Perros, Biutiful, 21 Gramas, O Leitor, entre outros) como diretor de arte de set no longa-metragem “Pequeno Segredo”, de David Schurmann.

Colabora com a direção de arte para o longa-metragem documentário “Disposições Amoráveis” protagonizado por Gilberto Gil, sob direção de Ana de Oliveira (em fase de produção).

No longa-metragem “Cores”, de Francisco Garcia, que teve a estreia no Festival de San Sebastian, Espanha, em 2012, fez produção de arte.

Fez direção de arte em séries como: O Louco dos Viadutos (TV Cultura), de Eliane Caffé. A Grande Luta – segunda temporada (HBO) e Mil Dias – A Saga da Construção de Brasília (History Channel), ambas com direção de Fernando Honesko. Infância Roubada (HBO) com direção de Gustavo Mello e a parte live action de Ico Bit Zip (Nat Geo Kids), com direção de Pedro Jorge, tendo esta indicação ao Emmy Awards Kids 2020.

Também fez a direção de arte para esquetes cômicas da Cia Barbixas de Humor, além da websérie Barbixanos pra mesma companhia.

Realizou a direção de arte para a série “VR 360” juntamente com clipe “Amor Pixelado” da cantora Céu, numa produção multiplot filmada em 360 graus, sob direção de André Collazo Meireles.

Fez a direção de arte do curta-metragem “Baile”, de Cíntia Domit Bittar, que foi qualificado ao Oscar 2021 na categoria curtas-metragens live action.

Outros curtas-metragens que realizou a direção de arte e tiveram bastante destaque em festivais, foram: “O Segredo da Família Urso” e “O Tempo que Leva”, de Cíntia Domit Bittar, “Demônia, Melodrama Em Três Atos”, de Cainan Baladez e Fernanda Chicolet, “Peripatético”, de Jéssica Queiroz e “Irmãos Mai”, de Thais Fujinaga.

Atuou ainda como diretor de arte em projetos sob a direção de Carlos Daniel Reichel, Daniel Chaia, Daniel Grispum, Denise Vieira Pinto, Eduardo Kishimoto, Eduardo Mattos, Jaqueline Vargas, Juliana Rojas, Rodrigo Rybeiro, Roney Freitas, Rui Calvo, Tiago Cordeiro, Tiago Vieira e Vanessa Sandre.

Ao todo, recebeu 12 prêmios de melhor direção de arte ao longo de sua carreira no cinema.

Em publicidade atuou para anunciantes como: Governo Federal, Renault, Grupo Riviera, Gillette, Revlon, Hasbro, Fox, Cerati, Mattel, Lojas Colombo, Club Social, Budweiser, Kumon, etc..

Já lecionou direção de arte como professor conferencista na ECA/USP no curso de Audiovisual e na Pós-graduação em Direção de Arte para Audiovisual no SENAC/SP.

Atualmente é coordenador e professor na área de direção de arte na Academia Internacional de Cinema.

Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (FURB/SC), possui ainda duas especializações: uma em Design (UNIVALI/SC) e outra em Mídia e Conhecimento (UFSC/SC).

Direção de Arte PRO

65h | 26 encontros -  Imersão na enorme gama de processos envolvidos nas realizações das criações visuais cinematográficas

Direção de Arte - Online

18h | 9 encontros - Aprenda sobre as possibilidades criativas e funções da Direção de Arte e desenvolva um projeto para o seu portfólio.

Retrospectiva 2024: Um Ano de Conquistas e Celebrações no Cinema Nacional

2024 foi um ano de grandes realizações para a Academia Internacional de Cinema (AIC), que celebrou seus 20 anos de existência com uma série de eventos e conquistas. Fundada em 2004 a AIC se consolidou como uma das principais instituições de ensino audiovisual do Brasil, formando mais de 30 mil estudantes e produzindo mais de …

Retrospectiva 2024: Um Ano de Conquistas e Celebrações no Cinema Nacional Leia mais »

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.