Daniela Broitman

Daniela Broitman

Cineasta e jornalista, com mestrado da University of California – Berkeley. Trabalhou como repórter nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, onde fez parte da equipe que criou o caderno Zap!, vencedor do Prêmio Esso de Jornalismo.

Roteirizou, dirigiu e produziu os premiados documentários de longa-metragem “A Voz da Ponta – A Favela Vai ao Fórum Social Mundial”, “Meu Brasil” e “Marcelo Yuka no Caminho das Setas”. O filme sobre o músico fundador da banda O Rappa foi exibido nos cinemas, GNT, Canal Brasil, TV Brasil, Netflix e outras plataformas, e conquistou para sua produtora Videoforum Filmes o Prêmio de Incentivo à Qualidade do Cinema Brasileiro (Ancine).

Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Cineastas (ABRACI), lecionou diversos cursos sobre produção e direção de cinema e ministrou Masterclass sobre documentário musical na Faculdade de Bellas Artes da Universidade de Lisboa; oficina de documentário no Festival de Brasília; oficina sobre documentário e ativismo na “9th Conference of Documentary Filmmakers” – Istanbul International 1001 Documentary Film Festival. Organizou e mediou painéis com advogados e juízes sobre “Liberdade de Criação, Direitos Autorais e Usos Livres” na OAB-RJ, Parque Lage-RJ, e Festival de Brasília. Também foi júri de festivais de cinema, música e teatro, e curadora e produtora de mostras, como a Mostra PoliSonoridades – Filmes sobre Música e Política no Centro Cultural Correios – RJ.

Com uma trajetória internacional, a cineasta foi premiada com a prestigiosa bolsa da Fundação Guggenheim de Nova York, produziu programas documentais para o Frontline World (TV PBS – EUA), como “The Money Tree” e a série “The Carbon Hunters”; trabalhou no episódio Rio da série “Witness” (HBO norte-americana); fez pesquisa, entrevistas, produção e licenciamento de músicas no Brasil para o premiado documentário canadense “Rip: A Remix Manifesto”, entre outros. Atualmente, está desenvolvendo projetos para cinema e TV, e trabalhando na distribuição de seu mais recente longa, “Dorival Caymmi – Um Homem de Afetos”. O documentário, que teve sua estreia na Mostra Competitiva do É Tudo Verdade, já passou por mais de 15 festivais no Brasil e exterior, e ganhou os prêmios de melhor filme do Júri Popular e Prêmio Especial do Júri no Festival In-Edit Festival Internacional do Documentário Musical, e no Inffinito Brazilian Film Festival, nos Estados Unidos, onde recebeu o Crystal Lens Award.

Resultado do Processo Seletivo de Bolsas de Estudos 2024/2025

É com muita satisfação que a Academia Internacional de Cinema (AIC) anuncia o resultado do Processo Seletivo de Bolsas de Estudos 2024/2025. A escola recebeu mais de 220 candidatos, com histórias de vida incríveis, e seria muito bacana se todos os pedidos pudessem ser atendidos.  Para selecionar os participantes, uma comitiva de colaboradores da AIC

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.