Diretora da AIC participa de Fórum no Rio Grande do Sul para discutir demandas e desafios das instituições e agentes culturais
De 04 a 07 de fevereiro de 2025, a cidade de Bagé será palco do Fórum Municipal de Governança Cultural, um evento inédito, gratuito e aberto ao público, que discutirá as demandas e os desafios das instituições e agentes culturais.
As atividades marcam o retorno da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) ao Palacete Pedro Osório, que centraliza as atividades do fórum e reunirá especialistas, gestores culturais e artistas do Brasil, Argentina e Uruguai, além da comunidade local, para debater e promover ações voltadas à valorização da cultura e da economia criativa da região.
Com uma programação diversificada, o fórum contará com mesas de debate, masterclass, estudo de caso, visita guiada e experiência imersiva sobre temas como patrimônio cultural, turismo, arte-educação e as culturas populares do Pampa. A programação traz ainda mesas de debate sobre turismo e economia criativa, fomento e governança cultural, gestão de espaços culturais, além de discussões sobre as culturas populares e ações afirmativas.
Flavia Rocha, diretora e uma das fundadoras da Academia Internacional de Cinema (AIC) participa da mesa de debate sobre Cultura e Educação: o desafio da alfabetização audiovisual, no dia 07/02, às 10h30, junto com Adriana Gonçalves, pesquisadora em cinema e educação. A mediação da mesa será feita por Maria Samara, secretaria de cultura do Pernambuco.
Com debates urgentes e necessários para o fortalecimento da cultura e o desenvolvimento sustentável da região, o Fórum Municipal de Governança Cultural de Bagé visa consolidar a cidade como um polo de referência em governança e economia criativa no Bioma Pampa.
“O Fórum é a nossa oportunidade de encontrar com a comunidade para debater temas que estarão presentes na gestão ao longo do ano. Buscamos aprimorar nossa governança, conhecer boas práticas e exemplos positivos que possam ser aplicados em Bagé. Oportunidade de aprofundar os vínculos com Governo do Estado e Governo Federal através das políticas da Cultura”, pontua Zeca Brito, Secretário de Cultura de Bagé.