Academia Internacional de Cinema (AIC)
  •  
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Online
  • Notícias
  • Contato
  • Bolsas de Estudos
Direção de Atores no Cinema

Direção de Atores no Cinema

Editado em: 28/03/2012

Dirigir atores para o cinema é uma das grandes tarefas do Diretor de Cena. Confira o artigo escrito pelo diretor Cristiano Burlan, para a Revista Zoom (ed. 144) e entenda um pouquinho mais sobre essa técnica.

Deixe seu e-mail e Receba…

Convite para eventos gratuitos, entrevistas e dicas, promoções e descontos nos cursos da AIC





O cinema como meio de expressão é uma arte embrionária, contando com pouco mais de um centenário de história. As possibilidades técnicas e estilísticas são inúmeras, assim como os muitos caminhos a se percorrer. O trabalho com o ator se mostra uma busca árdua no caminho do desenvolvimento de uma escola de interpretação específica para o cinema, ou seja, no desenvolvimento de um método codificado. E a grande questão não é o porquê, mas sim o como e a construção de sua forma. O ator brasileiro possui uma grande intuição e uma diversidade cultural ampla e magnífica. Isto é matéria-prima necessária para se tecer uma gramática cinematográfica, mas só isto não basta. É necessário ter uma formação técnica e intelectual mais apurada e um amplo domínio do ofício.

No quesito formação há vários pontos a serem analisados. Dentre eles, e que representa um dos grandes problemas, encontra-se na base, nas escolas de teatro, durante a formação do ator, que lê pouco e assiste a poucos filmes, além de aprender técnicas de voz que não se aplicam ao cinema. E assim, quando o ator resolve trabalhar no cinema, ele está mal formado técnica e intelectualmente.

O cinema é uma arte cruel, o realizador não está todo dia debruçado sobre seu ofício e envolvido na atividade cinematográfica e no aprofundamento de seu conhecimento, então, a cada filme é um recomeço e um novo aprendizado.

O cinema brasileiro é carente de diretores que realmente dirijam seus atores e que tenham interesse no trabalho do ator e suas especificidades. No Brasil, o setor está impregnado por um profissional chamado preparador de elenco (profissão que só existe aqui). Assim, o diretor abdica de suas responsabilidades como diretor, dessa relação íntima e profunda, que é o contato diretor-ator, e deixa que o preparador de elenco se interponha neste processo. É uma deturpação da relação ator-diretor. O elemento mais humano que temos num set de cinema é o ator. Quando o diretor contrata um profissional pra fazer o que deveria ser o seu trabalho, uma pessoa que, em alguns casos, chega até a marcar cenas e interferir na linguagem e na narrativa do filme, é hora de pensar que tipo de cinema está sendo feito.

Outro grande problema são as propostas estético-narrativas e a grande pergunta é: Qual é o cerne da questão, o debruçamento do diretor em um conhecimento mais profundo do oficio do ator ou no discurso dialético entre o real e o falso? A busca é por uma pseudoverdade ou uma tomada de consciência que tudo é artifício? Quem é natural diante de uma câmera? Um personagem de documentário pode ser mais falso do que em uma ficção? O inconsciente audiovisual brasileiro é televiso e impregnado de um falso naturalismo.

Na Academia Internacional de Cinema existe um laboratório de direção de atores, que foca essencialmente na relação diretor-ator, em uma busca por uma compreensão e pelo desenvolvimento de métodos e técnicas específicas para o trabalho do ator no cinema. Na negação da teatralidade que permeia algumas escolas de interpretação, e na rejeição de um falso naturalismo televisivo.

A oficina de direção de atores da AIC tem por meta transmitir instrumentos para que o aluno tenha a compreensão prática e teórica da relação entre diretor e ator em um set de cinema. A parte teórico-expositiva alia análise de escolas de interpretação dentro do contexto histórico do cinema e seus desdobramentos. A parte prática consiste na análise de roteiros, onde se estuda o perfil do ator, a construção de um perfil de personagem, casting e mise en scène. Os exercícios são gravados em estúdios, editados e analisados.

Para finalizar, um pensamento de Michelangelo Antonioni: “(…) Eu prefiro chegar aos resultados através de métodos secretos; isto é, estimular no ator certas qualidades inatas de sua existência, as quais ele mesmo desconheça – excitar não sua inteligência, mas seu instinto – não dar justificações, mas iluminações. Quase é possível enganar um ator, pedindo-se uma coisa para obter outra. O diretor precisa saber como pedir, e como distinguir o que é bom e ruim, útil e supérfluo, em tudo aquilo que o ator oferece. A primeira qualidade do diretor é a de ver. Esta qualidade também é válida no trato com os atores. O ator é um dos elementos da imagem”.

 

Newsletter AIC

Descontos especiais, novidades sobre nossos eventos e muita informação sobre cinema.

Academia Internacional de Cinema (AIC)
A Escola
  • Sobre a AIC
  • Palestrantes
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Transparência
  • FAQ
Cursos
  • Técnico
  • Formação
  • Semestrais
  • Férias
  • Online
Cursos
  • Direção
  • Documentário
  • Cinema
  • Atuação
  • Roteiro
  • Fotografia
  • Arte
  • Produção
  • Edição
  • Som
  • Teoria
Blog
  • Alunos e Professores no Mercado
  • Movimentos Cinematográficos
  • Notícias
  • Artigos
  • Dicas profissionais
  • Política de Privacidade
Contato
  • atendimento@aicinema.com.br

  • +55 11 3660 7883

  • Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo/SP

Esse é um site 100% seguro

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA - CNPJ 06.100.509/0001-92

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Vá para versão mobile
Academia Internacional de Cinema (AIC)
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.