O curta “33421”, do ex-aluno da Academia Internacional de Cinema (AIC) Bruno Martins, é um dos vencedores do Nespresso Talents 2021, mostra paralela do Festival de Cannes dedicada a novos cineastas. A mostra recebeu quase mil trabalhos de 60 países diferentes e “33421” foi um dos 15 selecionados para a etapa final.
“Foi uma conquista para o nosso cinema, fomos vencedores de uma categoria e quarto lugar mundial entre quase 1000 filmes inscritos. Foi frustrante, devido a pandemia, perder o convite para receber o prêmio em Cannes e principalmente assistir ao filme em uma sala de cinema dentro do festival”, contou Bruno.
O filme resume o trabalho de Hélio da Silva, gerente comercial que, por vontade própria, em 2003, começou a plantar árvores à beira do rio Tiquatira, na zona leste de São Paulo, e terminou criando o primeiro parque linear da cidade, hoje com 33.421 árvores, razão do título do curta.
“Estava vendo o Globo Repórter e um dos blocos era sobre a história de Hélio. Fiquei impressionado com a dimensão do que ele havia feito. Entrei em contato em abril passado e ele aceitou conversar. Fizemos tudo em um sábado, sem orçamento”, disse Bruno.
Por causa da pandemia, apenas o diretor e o fotógrafo Jailton costa participaram das filmagens do curta.
“O grande desafio foi encontrar a história que eu tinha pensado dentro de 80 minutos de material bruto e contar, o que acredito ser o mais importante, em apenas 3 minutos. Foi uma experiência muito interessante finalizar e pensar o filme em 9:16, uma janela tão comum nos equipamentos de celular mas tão “estranha” para nós que fazemos filmes” explicou o diretor.
O filme está disponível no site da Mostra.
Quem saber mais sobre algum curso da Academia Internacional de Cinema? Entre em contato com a gente pelo Whastsapp ou por E-mail.
Para continuar acompanhando outros conteúdos como este, siga nossas redes sociais: estamos no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube!