O filme Sábado não é dia de ir embora, de Luísa Giesteira, ex-aluna do curso Filmworks, da Academia Internacional de Cinema (AIC-RJ), foi premiado com o troféu Passagem do Metrô e Menção Honrosa pelo Júri Oficial e pelo Júri Universitário do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, que aconteceu em Curitiba, no dia 17 de novembro.
Sábado não é dia de ir embora, que ganhou o prêmio de melhor roteiro e melhor direção no Filmworks Film Festival de 2019, narra a história de Rita, uma estudante pernambucana de Artes Visuais. Impactada diretamente pela greve de 2017 da UERJ, Rita se divide entre despedidas dos laços que criou no Rio e a fixação de resgatar seu último trabalho artístico-acadêmico, que está trancado em uma sala da universidade desde o início da paralisação.
Para o júri oficial, o curta mereceu ser premiado “pela construção sensível da narrativa de um grupo de amigos na universidade, articulando as tensões de um projeto de desmonte público, com o seu impacto sobre as relações afetivas”.