Curta Carne, produzido por professora da AIC, é qualificado para o Oscar
O filme Carne, de Camila Kater, está qualificado para concorrer ao Oscar de 2021 na categoria de curta-metragem documental e também está na shortlist dos Prêmios Goya na categoria de curta de animação. O documentário animado de 12 minutos é uma co-produção Brasil/Espanha, produzido pela professora de documentário da Academia Internacional de Cinema Lívia Perez e por Chelo Loureiro.
Crua, Mal Passada, Ao Ponto, Passada e Bem Passada. Em Carne, cinco mulheres compartilham relatos íntimos e pessoais, em relação ao corpo desde a infância até a terceira idade. Ao apresentar cinco segmentos para as diferentes fases da vida das mulheres narradas através de vozes femininas, o curta recorre à representação de suas experiências em técnicas diversas de animação.
O documentário foi selecionado em mais de 250 festivais, como Toronto International Film Festival, Annecy, IDFA, AFI, DOK e Leipzig, recebendo mais de 70 prêmios nacionais e internacionais. O curta teve a sua estreia no Festival Internacional de Locarno em agosto de 2019, na Suíça, onde recebeu Menção Especial pelo Júri Jovem. Carne foi eleito, ainda, o segundo melhor curta-metragem brasileiro de 2019 pela ABRACCINE (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e foi um dos curtas finalistas para o European Film Awards de 2020.
Carne pode ser conferido no New York Times Op-Docs, uma plataforma gratuita do jornal americano que reúne filmes de não ficção do mundo.