Academia Internacional de Cinema (AIC)

Cristiano Burlan dirige peça inédita de Foucault

Vida dos Homens InfamesNem só de cinema vive o homem. O cineasta e professor da Academia Internacional de Cinema (AIC) Cristiano Burlan, diretor do documentário “Mataram Meu Irmão” – vencedor de diversos prêmios, entre eles o Festival É Tudo Verdade, volta à direção teatral após 14 anos afastado. A peça “A Vida dos Homens Infames”, da Cia dos Infames, criada a partir de dois livros do filósofo francês Michel Foucault, entra em cartaz em São Paulo no dia 04 de julho, no Teatro Pequeno Ato e depois segue para Belo Horizonte.

A peça é inspirada nos textos “Eu, Pierre Rivière, que Degolei Minha Mãe, minha Irmã e Meu Irmão” e “Herculine Barbin, Diário de uma Hermafrodita”, o espetáculo faz parte do projeto FOUCAULT 30 ANOS: Um Infame Encontra o Teatro, que homenageia o filósofo francês no ano em que se completam 30 anos de sua morte.

Em matéria para a Folha de S.Paulo, Burlan diz que “Foucault aplica o termo ‘infame’ muito bem: são pessoas que lutam contra o poder, mas não querem assumir seu lugar. Ele também era um infame…”, diz Burlan.

A peça foi escrita pelo também professor da AIC, Henrique Zanoni, em parceria com Marcela Vieira, e pela primeira vez, as obras são adaptadas e recebem montagem para o teatro. Além de escrever, Henrique também atua ao lado da atriz Adriana Guerra. O professor Rafael Nobre também participou fazendo o vídeo da peça.

A Vida dos Homens Infames from Bela Filmes on Vimeo.

 DEBATES

Além da peça, fará parte das homenagens ao filósofo, um ciclo de debates, também no Pequeno Ato, com importantes estudiosos

Henrique Zanoni interpretando o jovem camponês Pierre Rivière e Adriana Guerra que vive a hermafrodita Herculine Barbin.

como: Samir Yazbek, Roberto Alvim, o filósofo Luiz Fuganti, Salma Tannus, o crítico Ruy Filho, entre outros. A Cia ainda também pretende publicar o resultado dos ciclos em um livro chamado “Foucault e o Teatro”, que mostrará a relação de Foucault com as artes.

Confira a programação completa dos debates, que acontece aos sábados, das 17h às 19h, no Teatro Pequeno Ato:

SERVIÇO

Vida dos Homens Infames
Datas e horários: de 04 de julho a 17 de agosto – sextas e sábados, às 21h30 e domingo, às 19h30.
Duração: 70 minutos.
Local: Teatro Pequeno Ato – Rua Doutor Teodoro Baima, 78 – República – Centro – São Paulo.
Ingressos: R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada.
Lotação: 50 lugares

Ficha Técnica:

*Fotos Charlene Rover e Felix Nadar

 

Sair da versão mobile