Conheça os Jurados do 13° Filmworks Film Festival da AIC
A Academia Internacional de Cinema (AIC) anuncia a lista de jurados do 13° Filmworks Film Festival, que acontecerá nos dias 13 e 14 de dezembro de 2024, no Museu de Imagem e Som (MIS), em São Paulo. A mostra competitiva, que celebra o talento dos estudantes da AIC e de cursos livres de Cinema, Filmmaking e Documentário, conta com uma equipe de jurados experientes e apaixonados pelo audiovisual.
Neste ano, os jurados são profissionais renomados, que trarão uma rica diversidade de perspectivas para as categorias de Novo Olhar, Cinema Livre, Filmworks e Documentário. Conheça um pouco mais sobre eles:
Categoria Novo Olhar e Cinema Livre
Mônica Wojciechowski: Jornalista, com especialização em História Nacional e Literatura Brasileira e graduanda em psicologia. Trabalhou como roteirista por mais de quatro anos em uma grande produtora de conteúdo. Hoje é coordenadora de comunicação da Academia Internacional de Cinema.
Guilherme Mariano: Gui Mariano é jornalista, pós-graduado em gestão cultural e especialista em história do cinema pela PUC-SP. Trabalhou em diversas instituições culturais, a maioria com foco no audiovisual. Na TV Cultura, fez parte do time de comunicação e foi responsável pela divulgação de programas clássicos como Roda Viva, Mostra Internacional de Cinema e Cultura Documentários. Da emissora paulista foi para a Spcine, uma das principais empresas públicas de audiovisual do país e da América Latina. Por lá, participou de projetos como Circuito Spcine de Cinema e a criação da São Paulo Film Commission. Também coordenou o time de comunicação do Museu da Pessoa e, hoje, faz parte da equipe de comunicação da AIC.
Flavia Rocha: Flávia Rocha é jornalista e roteirista, fundadora e diretora de comunicação da AIC. Co-assina com o diretor Steven Richter o roteiro do longa-metragem “Birds of Neptune” (2015), que estreou no Slamdance Film Festival, venceu prêmio de Melhor Filme no Arizona International Film Festival e competiu na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, entre outros festivais. Em 2011, produziu o longa-metragem “Centro de Gravidade”, também de Richter, que estreou no Raindance Film Festival e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e foi distribuído pela Elo Company. Atualmente, tem outros projetos em desenvolvimento. É membro da ABRA, Associação Brasileira dos Autores Roteiristas.
Categoria Filmworks
Eduardo Santana: Gestor cultural com formação em Comunicação Social – Rádio e TV.
Idealizador e Diretor do Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico.
Como Diretor, realizou os seguintes festivais de cinema: Olhar Periférico – Festival de Cinema, Na Quebrada Festival de Cinema, Mostra de Cinema Infantojuvenil de Ilha Comprida, Mostra de Cinema do Vale do Ribeira e Festival Educa Claquete Ação de Cinema em São Paulo.
No âmbito audiovisual, dirigiu o curta-metragem O Ciclo, produzido pela Associação Brasileira de Cinematografia (2021), produziu os curtas-metragens Pray (2014), de Claudio Ellovitch, e Totem (2012), de Donny Correia, foi jurado em diversos festivais de cinema no Brasil e na América Latina, além de oferecer consultorias para festivais de cinema. E membro fundador da FANTLATAM – Aliança Latino-Americana de Festivais de Cinema Fantástico.
Atuou como parecerista, no Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal (2019-2021), VAI (2018), Prêmio Nelson Seixas (audiovisual) da Secretaria Municipal de Cultura de SJRP (2020), 06 editais da Fundação Cassiano Ricardo da Prefeitura de SJC (2021-2023), Comissão do Edital Virada Cultural Online da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo (2020), Membro da Comissão de Pareceristas da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (2020), Membro da Comissão do Edital ProAC nº 25/2022 – Literatura / Produção e Realização de Projeto de Incentivo à Leitura da Secretaria de Estado da Cultura (2022)
David Barkan: David Barkan é um experiente Diretor de Fotografia e cineasta com uma carreira de 18 anos que abrange cinema, televisão e redes sociais. Orgulhoso ex-aluno da AIC, David fez parte da primeira turma da escola há 20 anos. Seu trabalho inclui longas-metragens, curtas, documentários, videoclipes e conteúdo publicitário para grandes marcas como Bradesco, FIAT, Nivea, Natura, LATAM e Bosch. Como diretor, já comandou campanhas para o Facebook, Havaianas, Itaú entre outras.
Ana Carolina Lima: Ana Carolina Lima se formou como atriz no Brazil em 2001 no antigo INDAC e logo após sua formação já ingressou em uma uma produção profissional de pequenas peças de Samuel Beckett fazendo uma turnê pelo Brasil com o Sesi no projeto viagem teatral. Seguiu trabalhando em diversas montagens teatrais, inclusive retornando ao SESI por mais dois outros projetos: “Quem Nunca” e “O que eu Entendi do que o Tom Ze disse”. Ana estreou no cinema com o curta-metragem “Espalhadas pelo ar” , com o qual ganhou tres prêmios de melhor atriz. Com o mesmo curta participou de La Semaine de la Critique no festival de cinema de Cannes. Foi com o filme Centro de Gravidade escrito e dirigido por Steven Richter que Ana recebeu boas críticas no Raindance Film Festival em Londres.
Ana manteve sua pesquisa como atriz viva sempre envolvida em diversos treinos para o ator. Participou de inúmeros filmes publicitários e também pode experimentar o trabalho em televisão com a novela “Uma Rosa com Amor”. Em 2012 Ana se mudou para New York City para iniciar seu treino em Method Acting no Lee Strasberg Institute. Atualmente Ana está baseada em NYC e é professora de Method Acting no Lee Strasberg Institute .
Katia Kreutz: Formada pela primeira turma do FilmWorks na AIC, graduada em Jornalismo, com mestrado em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA/USP. Entre seus projetos audiovisuais estão dezenas de trabalhos como diretora e roteirista de curtas-metragens. Trabalhou com redação e editoração em revistas e livros, no Brasil e nos Estados Unidos, além de atuar como gestora de mídias sociais do site ThePlaylist.net e crítica cinematográfica para o Cinemascope. Atualmente, é roteirista audiovisual na +A Educação, tendo participado da criação da websérie Irreversível – O aprender protagonista
Categoria Documentário
Fernando Dias: Produtor Executivo, CEO e fundador da GRIFA FILMES em 1994, Fernando é amplamente reconhecido como um dos principais especialistas no cenário audiovisual internacional no Brasil. Seus projetos receberam inúmeros prêmios internacionais, incluindo três indicações ao Emmy Internacional e duas qualificações para a shortlist do OSCAR®️ 2019, com os documentários “The Cleaners” e “Piripkura”. Também produziu a série original da Netflix “João de Deus: Cura e Crime”, que não apenas atingiu o Top 5 no Brasil, mas também figurou no Top 10 mundial. Seus mais recentes lançamentos são: as séries “190 – Inteligência Contra o Crime”, “Olhos da Lei”, estão no TOP 5 das mais assistidas da HBO Max e Discovery+ em 2023, o longa documental “Biografias Íntimas” e a série “Ciência, Substantivo Feminino”, ambos em coprodução com o canal GNT, a série “Mães do Funk”, em coprodução com a MTV, entre diversas outras obras lançadas neste ano.
Francisco Cesar Filho: Francisco Cesar Filho é cineasta, curador e empreendedor cultural. e MacArthur. É curador da Mostra Ecofalante de Cinema, do DH Fest – Festival de Cultura em Direitos Humanos e do Citronela Doc – Festival de Documentários de Ilhabela. Foi diretor do Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, diretor-adjunto do É Tudo Verdade, diretor associado do Curta Kinoforum, organizador da Mostra do Audiovisual Paulista, coordenador executivo do Vivo arte.mov – Festival Internacional de Artes em Mídias Móveis e curador da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul.
É diretor dos longas-metragens “Augustas” e “Futuro do Pretérito – Tropicalismo Now!”, além de documentários, curtas-metragens e séries de Tv. O Festival de Roterdã programou três de seus filmes na seção New Authors From Brazil. Suas obras foram exibidas no Festival de Nova York e no IDFA – Festival de Documentários de Amsterdã, além de diversos eventos internacionais.