Academia Internacional de Cinema (AIC)
  •  
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Online
  • Notícias
  • Contato
  • Bolsas de Estudos
Como o storytelling tem sido utilizado no cinema?

Como o storytelling tem sido utilizado no cinema?

Editado em: 16/04/2020

Você sabe o que é storytelling? A tradução literal pode ser entendida como “contação de histórias”. Apesar de essa ser uma prática muito antiga, o termo ganhou uma nova conotação a partir de seu uso em diferentes frentes do marketing e também da educação.

Trata-se de uma estratégia de criação de conteúdo utilizada para criar vínculos com uma audiência por meio de empatia e envolvimento. Na educação, é uma forma de despertar o interesse e reter a atenção dos alunos. Já no marketing, em que é mais utilizada, a técnica busca humanizar empresas e aproximar o público de uma marca.

Porém, também é possível utilizar o storytelling no cinema, de forma a envolver o espectador e, assim, garantir sucesso de público e crítica. Quer saber como? É só acompanhar a leitura deste texto até o final!

Quais os elementos de um bom storytelling?

Agora, como acontece essa aproximação? Um dos principais objetivos do storytelling é gerar a identificação do público com a história contada. Para isso, alguns elementos são fundamentais, como:

  • abordar questões e situações humanas;
  • tratar de temáticas sociais;
  • trazer elementos da vida real e cotidiana;
  • ter personagens fortes e capazes de gerar identificação;
  • apresentar um conflito que deve ser solucionado;
  • ter a capacidade de emocionar.

Como você bem deve ter notado, todos esses elementos podem ser facilmente encontrados em um filme, não é mesmo? Para que o desenrolar da história seja um sucesso e esses itens tenham o devido peso, é importante contar com um bom roteiro, além de atuações impecáveis.

Como o cinema vem utilizando o storytelling?

Sim, o cinema já utiliza elementos do storytelling para envolver e cativar os espectadores. Você duvida? Então, confira a seguir uma análise sobre três filmes que estiveram na disputa pelo Oscar 2020.

História de Um Casamento

O filme da Netflix, dirigido por Noah Baumbach, recebeu nada menos que 6 indicações ao Oscar 2020. Um consenso geral sobre o longa girou em torno do roteiro factível e das atuações de Adam Driver e Scarlett Johansson, indicados nas categorias de Melhor Ator e Melhor Atriz.

Apesar de os Estados Unidos terem processos muito específicos sobre divórcio e definição de guarda, o filme fala sobre a complexidade de uma separação. Com isso, qualquer pessoa que já passou por um término pode se identificar. Essa é a importância de tratar sobre temas cotidianos na receita de um bom storytelling.

Parasita

O grande campeão do Oscar 2020 aborda muito claramente importantes aspectos sociais. A crítica apresentada é capaz não só de emocionar, mas também de trazer uma reflexão ao público.

Afinal, pautas como feminismo, racismo e ambientalismo também estão em voga na atualidade. Elas geram discussões calorosas e despertam o interesse de quem não quer ficar de fora das conversas sobre esses temas.

1917

Você deve estar se perguntando o que esse filme faz nesta lista, já que ele não aborda pautas sociais, muito menos situações cotidianas. Pois bem, a característica de storytelling de 1917 reside na criação da jornada do herói. 

O conflito a ser solucionado é muito bem-apresentado desde a primeira cena, o que nos leva a torcer pelos personagens principais ao longo de todo o filme. Em alguns momentos, a narrativa se parece inclusive com a de um videogame, o que talvez não seja uma coincidência, visto que esse formato também é muito louvado em sua habilidade de contar histórias.

O storytelling é uma prática certeira para quem quer cativar e envolver o público. Histórias cotidianas, pautas sociais e personagens bem construídos são alguns dos elementos que contribuem para a identificação das pessoas com a peça e ajudam no seu sucesso.

Gostou deste texto sobre storytelling no cinema? Para continuar acompanhando outros conteúdos como este, basta seguir a gente nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e LinkedIn.

Newsletter AIC

Descontos especiais, novidades sobre nossos eventos e muita informação sobre cinema.

Academia Internacional de Cinema (AIC)
A Escola
  • Sobre a AIC
  • Palestrantes
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Transparência
  • FAQ
Cursos
  • Técnico
  • Formação
  • Semestrais
  • Férias
  • Online
Cursos
  • Direção
  • Documentário
  • Cinema
  • Atuação
  • Roteiro
  • Fotografia
  • Arte
  • Produção
  • Edição
  • Som
  • Teoria
Blog
  • Alunos e Professores no Mercado
  • Movimentos Cinematográficos
  • Notícias
  • Artigos
  • Dicas profissionais
  • Política de Privacidade
Contato
  • atendimento@aicinema.com.br

  • +55 11 3660 7883

  • Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo/SP

Esse é um site 100% seguro

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA - CNPJ 06.100.509/0001-92

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Vá para versão mobile
Academia Internacional de Cinema (AIC)
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.