Cantareira é o vencedor do Prêmio Canal Brasil e melhor direção no Goiânia Mostra Curtas
O filme “Cantareira”, do ex-aluno da Academia Internacional de Cinema (AIC) Rodrigo Ribeyro, premiado na última edição de Cannes,, ganhou o prêmio de Melhor Direção no Festival Goiânia Mostra Curtas, que conta com o apoio da AIC. O curta também ganhou o Prêmio Canal Brasil. No ano passado, o filme foi premiado no Festival Curta Cinema .
De acordo com o júri do Goiânia Mostra Curtas, o filme ganhou o prêmio de melhor direção: “Pela interessante proposta de refletir sobre o nosso mundo contemporâneo através de uma narrativa que rompe com as histórias cansadas de pessoas dissidentes que fogem das pequenas cidades para os grandes centros urbanos, criando um instigante contraponto entre duas gerações que se encontram na inadequação com a modernidade capitalista, e por um trabalho de direção que é carregado de sutilezas, que podem ser percebidas na construção de uma complexa paisagem sonora e no excelente trabalho da fotografia”.
A obra narra a história de Bento, trabalhador e morador do centro de São Paulo, que decide voltar ao lugar onde cresceu, a casa do avô Silvio na Serra da Cantareira, buscando não somente a paz, mas também um emprego.
O filme foi produzido como trabalho de conclusão do curso Filmworks – o curso técnico em direção cinematográfica da AIC e contou com a participação de outros alunos da escola: Isis Ramos, Wagner Vieira e Juliana Cristina Santos, do curso de Produção Audiovisual; Gabriela Taiara, aluna do curso de Direção de Arte; Eva Moreira e Dani Drumond, alunas do Filmworks; Guilherme Dourado e Emiliano Favacho, do curso Técnico em Atuação para Cinema e TV.
ELENCO
Bento – Emiliano Favacho
Sylvio – Almir Guilhermino
Leo – Guilherme Dourado
Maria (Fogueira) – Margot Varella
Senhor da Cachoeira – Gelson dos Santos
EQUIPE
Roteiro,, Direção, Montagem e Desenho de Som – Rodrigo Ribeyro
Assistente de Direção – Eva Moreira
Direção de Fotografia, Cor e Assistência de Montagem – Dani Drumond
Assistente de Fotografia e Figuração – Shay Peled
Drone – Paulo Chou
Cleaning – Eduardo Nascimento
Direção de Produção – Isis Ramos
Assistente de Produção, Casting e Figuração – Wagner Vieira
Assistente de Produção – Juliana Santos
Som Direto – Uirá Ozzetti
Mixagem de Som – Ricardo Zollner
Direção de Arte – Gabriela Taiara
Assistente de Arte e Maquiagem – Madu Medeiros
Assistente de Arte e Maquiagem – Jé Bertoni