Brasil tem maior número de serviços de streamings da América Latina, com 137 plataformas
De acordo com o relatório Panorama do Mercado de Vídeo Por Demanda no Brasil, divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e análise da BB Media, DEG International e BASE sobre o cenário global de entretenimento, o Brasil é o país com a maior quantidade de plataformas de streaming na América Latina. No entanto, apenas 11% do conteúdo audiovisual brasileiro está disponível nestas plataformas.
Com 137 plataformas que dão acesso a mais de 139 mil filmes e 32 mil séries, as plataformas que têm mais conteúdos brasileiros ou coproduzidos com produtores brasileiros são a Box Brazil Play (91%), os canais Globo (57%) e Globoplay (30%). Depois, vem as estrangeiras Amazon Prime e Nexflix. Vale mencionar que 56 das 137 plataformas em oferta têm origem no próprio Brasil.
No que diz respeito à origem do conteúdo, os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar, com títulos americanos respondendo por 11% do conteúdo oferecido no Brasil. Na sequência, aparece a Índia (4.877 títulos), o Reino Unido (3.571 títulos), a França (2.911) e, em quinto lugar, o próprio Brasil (2.556 títulos).
Gêneros de conteúdos
Se considerarmos os gêneros oferecidos dentro dos originais nacionais lançados nos últimos anos, Documentário (8%), Comédia (14%) e Drama (24%) foram os mais prevalentes, seguidos de Crime. Por outro lado, os gêneros preferidos dos consumidores brasileiros são Comédia, Aventura e Ficção Científica. Dada a diferença entre oferta e demanda, teoricamente as necessidades dos consumidores não estão sendo totalmente atendidas por grandes produções no momento.
Dos títulos anunciados no primeiro trimestre de 2023, mais da metade (55%) são dramas, 22% são documentários e o restante é uma mistura de títulos de reality e comédia. Além disso, 50 produções locais foram anunciadas para lançamento nos últimos meses. A produção de conteúdo brasileiro tem atraído a atenção das principais plataformas de streaming, como Paramount+, Netflix, HBO Max e Star+. Essas plataformas adicionaram produções latinas aos seus catálogos para oferecer mais variedade aos consumidores e atender aos seus interesses individuais.
Brasil, Chile e Argentina têm mais plataformas de streaming
Na América Latina, o Brasil lidera como país que tem mais oferta de plataformas de streaming de conteúdo, com 59 serviços disponíveis. A lista é formada na sequência por Argentina (53), Chile (50), México (45), Colômbia (43), Peru (42), Uruguai e Equador (38), Honduras (36), Guatemala (34), El Salvador e Panamá (33), Costa Rica e Venezuela (31), Nicarágua (24), República Dominicana e Bolívia (16) e Paraguai (15).
Destaques do Relatório
Em resumo os relatórios apontam que o mercado de vídeo por demanda no Brasil continua em crescimento. Alguns pontos importantes do panorama que merecem destaque:
- Crescimento do streaming: As plataformas de streaming continuaram a ganhar popularidade, com serviços como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e HBO Max liderando o mercado.
- Competição acirrada: A concorrência entre os provedores de conteúdo aumentou, aumentando também a variedade de ofertas e os preços ficaram mais competitivos e atraentes para os consumidores.
- Produções nacionais em destaque: O mercado brasileiro se destacou pela produção, diversidade e oferta de conteúdo local, atraindo tanto os espectadores nacionais quanto estrangeiros, destacando a cultura do país.
- Aumento das assinaturas: O modelo de assinatura de canais de streaming manteve-se como a principal forma de acesso ao conteúdo, com mais usuários optando por vários serviços.
- Investimentos em tecnologia: As empresas do setor investem em tecnologia e infraestrutura para oferecer uma experiência de usuário mais aprimorada, com opções de streaming em alta definição e conteúdo em 4K.
- Desafios e compartilhamento de senhas: A pirataria e o compartilhamento de senhas continuaram sendo desafios enfrentados pelas plataformas, levando-as a buscar soluções para garantir a segurança e a monetização do conteúdo.
- Integração com operadoras de TV: Suas plataformas de streaming buscaram parcerias com operadoras de TV a cabo para ampliar sua base de usuários e alcançar diferentes públicos.
*Fonte: Tela Viva e Portal Ancine