Academia Internacional de Cinema (AIC)

Brasil tem maior número de serviços de streamings da América Latina, com 137 plataformas

Brasil tem maior número de serviços de streamings da América Latina

De acordo com o relatório Panorama do Mercado de Vídeo Por Demanda no Brasil, divulgado pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) e análise da BB Media, DEG International e BASE sobre o cenário global de entretenimento, o Brasil é o país com a maior quantidade de plataformas de streaming na América Latina. No entanto, apenas 11% do conteúdo audiovisual brasileiro está disponível nestas plataformas.

Com 137 plataformas que dão acesso a mais de 139 mil filmes e 32 mil séries, as plataformas que têm mais conteúdos brasileiros ou coproduzidos com produtores brasileiros são a Box Brazil Play (91%), os canais Globo (57%) e Globoplay (30%). Depois, vem as estrangeiras Amazon Prime e Nexflix. Vale mencionar que 56 das 137 plataformas em oferta têm origem no próprio Brasil.

No que diz respeito à origem do conteúdo, os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar, com títulos americanos respondendo por 11% do conteúdo oferecido no Brasil. Na sequência, aparece a Índia (4.877 títulos), o Reino Unido (3.571 títulos), a França (2.911) e, em quinto lugar, o próprio Brasil (2.556 títulos).

 

Gêneros de conteúdos

Se considerarmos os gêneros oferecidos dentro dos originais nacionais lançados nos últimos anos, Documentário (8%), Comédia (14%) e Drama (24%) foram os mais prevalentes, seguidos de Crime. Por outro lado, os gêneros preferidos dos consumidores brasileiros são Comédia, Aventura e Ficção Científica. Dada a diferença entre oferta e demanda, teoricamente as necessidades dos consumidores não estão sendo totalmente atendidas por grandes produções no momento.

Dos títulos anunciados no primeiro trimestre de 2023, mais da metade (55%) são dramas, 22% são documentários e o restante é uma mistura de títulos de reality e comédia. Além disso, 50 produções locais foram anunciadas para lançamento nos últimos meses. A produção de conteúdo brasileiro tem atraído a atenção das principais plataformas de streaming, como Paramount+, Netflix, HBO Max e Star+. Essas plataformas adicionaram produções latinas aos seus catálogos para oferecer mais variedade aos consumidores e atender aos seus interesses individuais.

 

Brasil, Chile e Argentina têm mais plataformas de streaming

Na América Latina, o Brasil lidera como país que tem mais oferta de plataformas de streaming de conteúdo, com 59 serviços disponíveis. A lista é formada na sequência por Argentina (53), Chile (50), México (45), Colômbia (43), Peru (42), Uruguai e Equador (38), Honduras (36), Guatemala (34), El Salvador e Panamá (33), Costa Rica e Venezuela (31), Nicarágua (24), República Dominicana e Bolívia (16) e Paraguai (15).

 

Destaques do Relatório

Em resumo os relatórios apontam que o mercado de vídeo por demanda no Brasil continua em crescimento. Alguns pontos importantes do panorama que merecem destaque:

  1. Crescimento do streaming: As plataformas de streaming continuaram a ganhar popularidade, com serviços como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e HBO Max liderando o mercado.
  2. Competição acirrada: A concorrência entre os provedores de conteúdo aumentou, aumentando também a variedade de ofertas e os preços ficaram mais competitivos e atraentes para os consumidores.
  3. Produções nacionais em destaque: O mercado brasileiro se destacou pela produção, diversidade e oferta de conteúdo local, atraindo tanto os espectadores nacionais quanto estrangeiros, destacando a cultura do país.
  4. Aumento das assinaturas: O modelo de assinatura de canais de streaming manteve-se como a principal forma de acesso ao conteúdo, com mais usuários optando por vários serviços.
  5. Investimentos em tecnologia: As empresas do setor investem em tecnologia e infraestrutura para oferecer uma experiência de usuário mais aprimorada, com opções de streaming em alta definição e conteúdo em 4K.
  6. Desafios e compartilhamento de senhas: A pirataria e o compartilhamento de senhas continuaram sendo desafios enfrentados pelas plataformas, levando-as a buscar soluções para garantir a segurança e a monetização do conteúdo.
  7. Integração com operadoras de TV: Suas plataformas de streaming buscaram parcerias com operadoras de TV a cabo para ampliar sua base de usuários e alcançar diferentes públicos.

*Fonte: Tela Viva e Portal Ancine

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