Na próxima quarta, dia 20 de abril, os professores Filippo Pitanga e Martin Eikmeier vão debater no Cineclube AIC os dois filmes que ajudaram a reaquecer os cinemas pós-pandemia: Homem Aranha: Sem Volta Para Casa e The Batman. Será que, para além da linguagem acessível às massas, esses filmes defendem uma linguagem autoral?
O bate-papo vai contar com a participação da youtuber Luisa Clasen, do canal Lully de Verdade, e com o crítico de cinema Marcio Sallem.
O Cineclube acontece dia 20 de abril, às 18h30, no Canal do YouTube da AIC.
Sinopses
The Batman
Após a morte de seus pais, o jovem bilionário Bruce Wayne (Robert Pattinson) age como vigilante noturno em Gotham City. No entanto, uma série de crimes desafiará as suas habilidades heróicas. Enquanto isso, o Charada (Paul Dano) decide fazer um jogo de gato e rato com Bruce e o comissário James Gordon (Jeffrey Wright). Mas Batman representa a justiça e não deixará o mal vencer essa batalha.
O filme está previsto para estrear na HBO Max em 17 de abril.
Homem Aranha: Sem Volta Para Casa
Pela primeira vez na história cinematográfica do Homem-Aranha, a identidade do nosso simpático herói é revelada, colocando suas responsabilidades de super-herói em conflito com sua vida normal e colocando em risco aqueles com quem ele se preocupa. Quando Peter Parker (Tom Holland) pede a ajuda do Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) para restaurar seu segredo, o feitiço abre um buraco em seu mundo, liberando os vilões mais poderosos que já lutaram contra o Homem-Aranha. Agora, Peter terá que superar seu maior desafio, que não apenas alterará para sempre seu próprio futuro, mas o futuro do Multiverso.
O filme, que quebrou recordes nos cinemas brasileiros e do mundo, está disponível na Apple TV (iTunes), Google Play e Microsoft Films &TV (Xbox) e exclusivamente para aluguel nas plataformas Looke, NOW, Prime Video, SKY e Vivo Play.
Convidados
Luisa Classen
Formada em cinema pela Universidade estadual do Paraná – UNESPAR e estudou também na New York Film Academy. Desde 2011 produz vídeos para a internet, onde fala sobre cinema e cultura para mais de 366 mil inscritos.
Marcio Sallem
É crítico de cinema filiado à Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), à Online Film Critics Society (OFCS) e à Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci). Atuou como membro do júri da 39ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (SP), do 12º Fest Aruanda em João Pessoa (PB), dos 37º, 38º e 40º Festival Guarnicê em São Luís (MA) e do 1º Festival Internacional de Cinema Lume (MA). Ministrante do Laboratório de Crítica Cinematográfica na 1ª Mostra Internacional de Cinema em São Luís (MA) e Professor Convidado do Curso Técnico em Cinema do Instituto Estadual do Maranhão (IEMA), na disciplina Crítica Cinematográfica. Concluiu o curso de Filmmaking da New York Film Academy, no Rio de Janeiro (RJ) em 2013. Participou como co-autor dos livros 100 melhores filmes brasileiros (Letramento, 2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2017), Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais (Letramento, 2018) e Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil (Letramento, 2019). Escreveu para o Em cartaz, do portal iMirante do jornal O Estado do Maranhão até 2016, e atualmente escreve para o Cinema com Crítica (@cinemacomcritica, no instagram).