Academia Internacional de Cinema (AIC)
  •  
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Online
  • Notícias
  • Contato
  • Bolsas de Estudos
Bate-papo Mulheres no Audiovisual

Bate-papo Mulheres no Audiovisual

Editado em: 02/03/2022

Em homenagem ao dia internacional da mulher, a Academia Internacional de Cinema (AIC) e o Projeto Paradiso , parceiro da escola, organizaram uma palestra sobre Mulheres no Audiovisual: realidade e desafios. A ação faz parte do Paradiso Multiplica, ação de difusão de conhecimento dos integrantes da Rede Paradiso de Talentos. As diretoras e roteiristas Ana Johann , Karen Suzane e a diretora e aluna do Filmworks Evelyn Santos vão conversar com a cineasta, dramaturga, pesquisadora e professora da AIC Camila Cattai sobre a presença feminina no mercado cinematográfico.

O debate vai ser no dia 9 de março, às 19h30, no Canal do YouTube da AIC.

Convidadas

 

Roteirista e diretora, Ana Johann tem especialização em documentário pela Universidade de Barcelona e é Mestra em Comunicação e Linguagem. Um Filme para Dirceu (2012), seu primeiro longa-metragem documental foi prêmio especial de júri no 45° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro.  Notícias da Rainha (2013) ganhou o prêmio de melhor filme no FENcine, festival de diretoras mulheres do Chile. A mesma parte de um Homem (2021), seu primeiro longa de ficção estreou na Mostra Aurora do 24° Festival de Tiradentes e ela recebeu o prêmio destaque feminino Helena Ignez.  Com o roteiro do longa Terrestre foi vencedora do concurso Frapa de roteiros e selecionada para o Laboratório internacional da Fundacion Carolina. É professora de roteiro desde 2013 em diversas instituições e também consultora de roteiros.

 

Karen Suzane é formada em cinema e audiovisual pela UFF. Em 2018, dirigiu o curta-metragem A Mulher que Eu Era, selecionado no 5º Prêmio BDMG de Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento. O filme foi vencedor de 4 prêmios: Melhor Curta da Mostra Mineira – 12º MOSCA, Prêmio Akuaba – II Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba; Melhor Direção de Arte – Primeiro Plano; Melhor Filme Mineiro – Mostra Interseções. Em 2020, realizou a websérie documental intitulada DNA Gastronômico e, durante a pandemia, desenvolveu os curtas Celebrar: Um filme, muitas histórias, A solução está no caos, Desabafo e Poesias de Primavera. A diretora e roteirista está em pré-produção do curta-metragem Um Vestido Para Ver a Mamãe, aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, de Belo Horizonte. Seu primeiro projeto de longa-metragem, Quatro Meninas, da roteirista Clara Ferrer, passou pelo laboratório Nicho 54, em 2020, e foi selecionado pelo Hubert Bals Fund com prêmio para o desenvolvimento do roteiro.

 

Evelyn Santos, paulistana, tem 23 anos. É formada em Audiovisual pela Etec Jornalista Roberto Marinho e Operação de Som no Instituto Criar. Atualmente cursa Direção Cinematográfica na Academia Internacional de Cinema (AIC). Em 2021 irá estudar som no curso regular da Escuela Internacional de Cine y Tv (EICTV-CUBA). Trabalha como Técnica de Som Direto, Microfonista e Assistente. Seus principais trabalhos são: ”Dentro da minha Pele”, ”Aqui não entra Luz”, ”Chico Rei entre Nós”, ”Bia 2.0”, ”Todos os Mortos”, ”O Pai da Rita”, ”Aruanas”, ”Eleições”, ”Raquel 1:1”, ”Assalto na Paulista” e os Curtas-Metragens ”Perifericú”, ”Dead Teenager Seance”, ”Mato Adentro”, ”Correntes”, ”Caxangá” e ”Roma”. Filmes estes, exibidos em diversos festivais (Berlinale, Tiradentes, Kinoforum, Mix Brasil, Recifest, etc). Dirigiu seu primeiro curta-metragem ”Dádiva” vencedor do Projeto Curta em Casa. Seu novo curta ”Contratempos” encontra-se em desenvolvimento.

 

Mediadora

Camila Cattai é cineasta, dramaturga e pesquisadora de cinema. Seu curta Bandida, estrelado por Helena Ignez e Zé Celso conquistou prêmios em diversos países, em festivais de cinema alternativo. Conquistou o prêmio Funarte 2021 de melhor dramaturgia do Estado de São Paulo, com a peça História do cinema brasileiro ou Subdesenvolvimento também é uma estética.

Se tornou mestra em 2020 com sua pesquisa sobre cinema feito por mulheres, com foco no cinema soviético. É professora da AIC.

 

Projeto Paradiso

O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização,  atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.

*Foto de capa set do filme “A Mesma Parte de um Homem” – roteirizado e dirigido por Ana Johann. As fotos são da fotografa Isa Lanave. 80% da equipe do filme foi composta por mulheres. 

Newsletter AIC

Descontos especiais, novidades sobre nossos eventos e muita informação sobre cinema.

Academia Internacional de Cinema (AIC)
A Escola
  • Sobre a AIC
  • Palestrantes
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Transparência
  • FAQ
Cursos
  • Técnico
  • Formação
  • Semestrais
  • Férias
  • Online
Cursos
  • Direção
  • Documentário
  • Cinema
  • Atuação
  • Roteiro
  • Fotografia
  • Arte
  • Produção
  • Edição
  • Som
  • Teoria
Blog
  • Alunos e Professores no Mercado
  • Movimentos Cinematográficos
  • Notícias
  • Artigos
  • Dicas profissionais
  • Política de Privacidade
Contato
  • atendimento@aicinema.com.br

  • +55 11 3660 7883

  • Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo/SP

Esse é um site 100% seguro

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA - CNPJ 06.100.509/0001-92

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Vá para versão mobile
Academia Internacional de Cinema (AIC)
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.