Bate-papo Mulheres no Audiovisual
Em homenagem ao dia internacional da mulher, a Academia Internacional de Cinema (AIC) e o Projeto Paradiso , parceiro da escola, organizaram uma palestra sobre Mulheres no Audiovisual: realidade e desafios. A ação faz parte do Paradiso Multiplica, ação de difusão de conhecimento dos integrantes da Rede Paradiso de Talentos. As diretoras e roteiristas Ana Johann , Karen Suzane e a diretora e aluna do Filmworks Evelyn Santos vão conversar com a cineasta, dramaturga, pesquisadora e professora da AIC Camila Cattai sobre a presença feminina no mercado cinematográfico.
O debate vai ser no dia 9 de março, às 19h30, no Canal do YouTube da AIC.
Convidadas
Roteirista e diretora, Ana Johann tem especialização em documentário pela Universidade de Barcelona e é Mestra em Comunicação e Linguagem. Um Filme para Dirceu (2012), seu primeiro longa-metragem documental foi prêmio especial de júri no 45° Festival de Brasília de Cinema Brasileiro. Notícias da Rainha (2013) ganhou o prêmio de melhor filme no FENcine, festival de diretoras mulheres do Chile. A mesma parte de um Homem (2021), seu primeiro longa de ficção estreou na Mostra Aurora do 24° Festival de Tiradentes e ela recebeu o prêmio destaque feminino Helena Ignez. Com o roteiro do longa Terrestre foi vencedora do concurso Frapa de roteiros e selecionada para o Laboratório internacional da Fundacion Carolina. É professora de roteiro desde 2013 em diversas instituições e também consultora de roteiros.
Karen Suzane é formada em cinema e audiovisual pela UFF. Em 2018, dirigiu o curta-metragem A Mulher que Eu Era, selecionado no 5º Prêmio BDMG de Estímulo ao Curta-metragem de Baixo Orçamento. O filme foi vencedor de 4 prêmios: Melhor Curta da Mostra Mineira – 12º MOSCA, Prêmio Akuaba – II Mostra Itinerante de Cinemas Negros – Mahomed Bamba; Melhor Direção de Arte – Primeiro Plano; Melhor Filme Mineiro – Mostra Interseções. Em 2020, realizou a websérie documental intitulada DNA Gastronômico e, durante a pandemia, desenvolveu os curtas Celebrar: Um filme, muitas histórias, A solução está no caos, Desabafo e Poesias de Primavera. A diretora e roteirista está em pré-produção do curta-metragem Um Vestido Para Ver a Mamãe, aprovado na Lei Municipal de Incentivo à Cultura, de Belo Horizonte. Seu primeiro projeto de longa-metragem, Quatro Meninas, da roteirista Clara Ferrer, passou pelo laboratório Nicho 54, em 2020, e foi selecionado pelo Hubert Bals Fund com prêmio para o desenvolvimento do roteiro.
Evelyn Santos, paulistana, tem 23 anos. É formada em Audiovisual pela Etec Jornalista Roberto Marinho e Operação de Som no Instituto Criar. Atualmente cursa Direção Cinematográfica na Academia Internacional de Cinema (AIC). Em 2021 irá estudar som no curso regular da Escuela Internacional de Cine y Tv (EICTV-CUBA). Trabalha como Técnica de Som Direto, Microfonista e Assistente. Seus principais trabalhos são: ”Dentro da minha Pele”, ”Aqui não entra Luz”, ”Chico Rei entre Nós”, ”Bia 2.0”, ”Todos os Mortos”, ”O Pai da Rita”, ”Aruanas”, ”Eleições”, ”Raquel 1:1”, ”Assalto na Paulista” e os Curtas-Metragens ”Perifericú”, ”Dead Teenager Seance”, ”Mato Adentro”, ”Correntes”, ”Caxangá” e ”Roma”. Filmes estes, exibidos em diversos festivais (Berlinale, Tiradentes, Kinoforum, Mix Brasil, Recifest, etc). Dirigiu seu primeiro curta-metragem ”Dádiva” vencedor do Projeto Curta em Casa. Seu novo curta ”Contratempos” encontra-se em desenvolvimento.
Mediadora
Camila Cattai é cineasta, dramaturga e pesquisadora de cinema. Seu curta Bandida, estrelado por Helena Ignez e Zé Celso conquistou prêmios em diversos países, em festivais de cinema alternativo. Conquistou o prêmio Funarte 2021 de melhor dramaturgia do Estado de São Paulo, com a peça História do cinema brasileiro ou Subdesenvolvimento também é uma estética.
Se tornou mestra em 2020 com sua pesquisa sobre cinema feito por mulheres, com foco no cinema soviético. É professora da AIC.
Projeto Paradiso
O Projeto Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.
*Foto de capa set do filme “A Mesma Parte de um Homem” – roteirizado e dirigido por Ana Johann. As fotos são da fotografa Isa Lanave. 80% da equipe do filme foi composta por mulheres.