Baile, com direção de arte do professor Dicezar Leandro, concorre a uma vaga no Oscar
O filme “Baile”, de Cíntia Domit Bittar, está qualificado para o Oscar 2021 e concorre a uma vaga na categoria de Curta-Metragem em Live Action. O professor da Academia Internacional de Cinema (AIC) Dicezar Leandro fez a direção de arte do curta.
A obra recebeu a qualificação após levar o prêmio de Melhor Curta-Metragem Ibero-Americano no 60º Festival Internacional de Cine de Cartagena de Índias (FICCI), em março de 2020.
A história do Filme
A história gira entorno de Andréa, uma menina moradora da periferia de Florianópolis que vive com a mãe e a bisavó, que sofre de Alzheimer. Em uma viagem escolar, ela passa por um processo de amadurecimento.
Segundo Dicezar, as relações de trabalho informal, busca pela sobrevivência, amadurecimento infantil precoce, políticas públicas de saúde, espaço político feminino e racial, bem a participação do estado na vida cotidiana dos cidadãos são temáticas entrelaçadas pelo simples cotidiano dessas personagens.
“O filme pulsa num lugar de identidade e reflete sobre a necessidade de empoderamento civil mediado por aspectos das condições de vida de classes menos favorecidas buscando um registro que contempla discussões acerca das questões dos direitos das mulheres, dos negros, das crianças e dos idosos”, afirmou o diretor de arte.
A Direção de Arte de Dicezar
Baile é o quarto filme que Dicezar faz com a Cíntia Domit Bittar. “É sempre um processo desafiador e enriquecedor, pois ela sabe o que quer como diretora. Isso potencializa demais a criação no campo da direção de arte, pois a gente tem mais clareza do caminho que vamos seguir e o que é mais importante. Fazer o curta teve muitas superações, tanto criativas quanto de produção, e isso se reflete tanto no meu trabalho como no trabalho de cada integrante da equipe que, cada qual com suas competências, ergueram cada detalhe que compõe a obra”.
Para o diretor de arte, é muito importante que a visualidade narrativa do filme traga impressa em seu conteúdo uma reflexão socioeconômica sobre a condição de seus personagens, enaltecendo a dignidade de suas lutas por sobrevivência sem nenhum resquício de opulência, bem como de precariedade. Os aspectos psicológicos revelam um lar sem violência e com conforto, além de um ambiente que apesar de totalmente feminino não flertará com as plásticas ligadas ao universo plástico e simbólico comumente atrelados a mulher comercialmente. Já nos demais espaços cênicos, que ainda permanecerão sem estatizações, gradualmente vão se tornando mais frios e distantes.
“Num processo de produção cinematográfica a gente lida com muita informação, sempre busco lidar com todos os aspectos da produção da obra, sintetizar e organizar o pensamento pra que não seja dissuadido com possibilidades de escolha que não estejam realmente condizentes ao que o filme nos solicita. Tenho sempre desenvolvido conceitos nos campos poético e estético e isso me ajuda de uma certa forma a não perder a mão, pois o pensamento criativo materializado deixa de ser tão intangível e subjetivo ao ponto da gente ter menos chance de se trair com aspectos aleatórios que possam surgir nesse processo de trocas informacionais”, falou Dicezar.
A Indicação ao Oscar…
Dicezar contou que a indicação para o Oscar fez que o filme fosse assistido por muita gente. “É justamente pra isso que a gente trabalha e procura fazer os filmes com muita dedicação, para que as pessoas assistam e tenham uma experiência que mexa com a sua sensibilidade e percepções. O mais gratificante na realização cinematográfica é quando a gente estabelece uma relação potente com o espectador, o Baile tem me trazido muita satisfação nesse sentido”, explicou.
Outros Festivais
O filme estreou no 30º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo (Kinoforum) e passou pelos festivais 29º Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro (Prêmio de Melhor Direção), 66º Short Film Festival Oberhausen, 44º Hong Kong International Film Festival 2020, 38º Uruguay International Film Festival, 21º Festival do Rio, entre outros. A obra foi uma das cinco finalistas no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020, em sua categoria.
Assista ao Filme que está temporariamente disponível no Youtube
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*Fotos Kamila Novaes e Dicezar Leandro.