Aluno do Filmworks é um dos vencedores do Concurso Faciuni de Bolsas
O aluno do Filmworks – curso de direção cinematográfica da Academia Internacional de Cinema- Leonardo Tovani foi um dos quatro vencedores do Concurso Faciuni Bolsas com seu Curta “A Vida em Pauta”. Leo ganhou uma bolsa de estudos ONLINE para participar de um curso de verão na University of Southern California School of Cinematic Arts – USC e um prêmio no valor de R$ 20.000,00 para investir em equipamentos ou projetos audiovisuais.
O FACIUNI é um programa que reconhece o trabalho e o talento de cineastas e estudantes de cinema latino-americano, com a finalidade de impulsar o desenvolvimento do Cinema Nacional.
Nesta edição, mais de 230 alunos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Porto Rico, Uruguai, Estados Unidos, Portugal, Itália e Espanha tiveram a oportunidade de inscrever seus curtas-metragens online que foram avaliados por um júri especializado juntamente com a votação do público
Leo bateu um papo com a equipe da AIC e contou sobre o seu curta-metragem, a alegria de ser premiado e projetos futuros. Confira!
ENTREVISTA
AIC – Qual é a história do seu filme?
LT – A Vida em Pauta conta a história de Will, um jovem analfabeto, apaixonado por filmes, e que trabalha coletando os lixos da cidade. Entretanto, certo dia Will encontra algo abandonado na lixeira e que pode mudar o curso de sua vida.
AIC – Quando decidiu se inscrever no Concurso Faciuni Bolsas?
LT – Uma amiga me mandou uma mensagem sobre o concurso, mas faltavam duas semanas para encerrar a data de inscrição. Corri contra o tempo, fiz um novo corte do filme, editei dia e noite. Um grande desafio foi refazer o som inteiro do filme, desde do barulho dos carros até o do freio da bicicleta. Enfim, com o novo corte finalizado, consegui me inscrever nos últimos dias.
AIC – Além da bolsa de estudo, você ganhou um vale para investir no seu próximo filme.
LT – Fui comtemplado com uma bolsa na USC, para um curso on-line de verão com duração de três meses e um vale de 20 mil reais para investir no meu próximo filme, que ainda está em fase de desenvolvimento e que será meu trabalho de conclusão do Filmworks. E a AIC, como forma de incentivar a Instituição de ensino do aluno vencedor, vai receber um vale de 10 mil reais para investir em novos equipamentos!
AIC – A Vida em Pauta é o seu primeiro curta?
LT – Não é o primeiro curta-metragem que dirijo, mas de fato é o que eu consegui, desde o surgimento da ideia até o fechamento do corte, sentir uma conexão muito forte com a obra. A equipe é formada por amigues. Talvez, por imaturidade, eu não quis esperar as condições perfeitas de produção para contar essa história. O que aconteceu é que nos reunimos, acreditamos na história e fizemos o filme. O clima no set foi tranquilo e tive liberdade para repensar a decupagem e, até mesmo, adicionar alguns planos durante a filmagem, o que acabou funcionando bem na montagem.
AIC – Qual módulo você está cursando no Filmworks?
LT – Estou no penúltimo semestre do curso Filmworks. Nesse corte de A Vida em Pauta, apliquei muito do que aprendi com os(as) professores(as); destacando duas que me fizeram valorizar o poder do som nos filmes, Lina Chamie e a Fernanda Nascimento.
A coordenadora Vanessa Prieto é uma pessoa muito especial também, desde que soube que eu era um dos finalistas, me apoio, motivou e compartilhou com todes alunes, ex-alunes, professores. A energia dela é algo que contagia! Ela torce pela gente e acredita que somos o futuro do cinema brasileiro!
AIC – Como foi receber essa notícia?
LT – No dia que anunciaram os vencedores, decidi ir para a AIC e receber a notícia com meus amigues Amanda Doria, Amanda Vilella, Amen Musbha, Cláudio Paschoal, Gabriela Queiroz, Lucas Lyrio e Matheus Nicastro. Faltando 1 minuto para as duas da tarde, o horário que anunciariam o vencedor, um número diferente me ligou e eu quase desliguei pensando que poderia ser engano! Segundos depois, estávamos gritando e comemorando no pátio da AIC!
AIC – Qual a importância dessa conquista para a sua carreira?
LT – Ser o vencedor da 6° edição do concurso SKY FACIUNI no Brasil mudou minha vida! Hoje estou transbordando de alegria e motivado em seguir a carreira de diretor cinematográfico. Eu poderei criar conexões incríveis com professores da maior indústria de cinema do mundo, trocar conhecimento com eles e me tornar amigo de jovens cineastas que serão os percursores da Sétima arte em seus respectivos países. Portas se abrirão e eu estarei pronto para atravessa-las!