Filme-estudo de ex aluno AIC é selecionado em festivais
Gabriel Vidal, ex-aluno do curso de Filmworks da Academia Internacional de Cinema (AIC), teve seu filme “Uma Foto por Dia” selecionado para os festivais Filmaê – Festival de Cinema Móvel de Brasília 2023 e Short Way International Short Film Festival. O filme é o resultado de um exercício de Filme-Ensaio realizado pelos estudantes de forma independente.
A jornada de Gabriel nesse projeto foi longa. Ele recebeu o exercício em 2020, antes da pandemia, e inicialmente planejava abordar o tema da música. Porém, com o lockdown, ele trancou o curso e, para não perder os aprendizados decidiu aprimorar seu olhar fotográfico. A cada dia ele capturava uma imagem pelo celular, depois de dois anos ele tinha um extenso material.
“A partir daí, quando voltei para a AIC me vi querendo selecioná-las e gravar comentários por cima. Pelo processo livre e criativo que fomos estimulados a seguir, criei mais vídeos e materiais baseados na busca de algumas fotos específicas que perdi. Inclusive tive a sorte de filmar minha avó improvisando um poema, que deu a alma que faltava para o filme”, explicou Gabriel.
“Uma Foto por Dia” já foi exibido no 3º Filmaê – Festival de Cinema Móvel de Brasília 2023. Além disso, foi selecionado para o Short Way International Short Film Festival, que terá uma exibição presencial no Cine Satyros Bijou em São Paulo.
Gabriel destaca a importância desses festivais, especialmente o Filmaê, que é focado em filmes feitos com smartphones. “Assistir a criatividade dos filmes e ver toda a revolução que está sendo ter um câmera de alta resolução no bolso de cineastas, a facilidade e questões que isso traz, é incrível”.
Exercício de aula
Com o segundo filme selecionado para o Festival, sendo o primeiro “Opus 73”, ele ressalta a oportunidade de participar de festivais com exercícios de aula, incentivando outros alunos a dedicarem-se a projetos menores que também podem alcançar reconhecimento em circuitos e festivais.
“O curso proporciona muitas oportunidades de desenvolver uma voz e fazê-la ser ouvida além dos projetos principais, e dedicar carinho e atenção a todos os projetos, por mais simples que sejam”, comenta Gabriel Vidal.