Academia Internacional de Cinema (AIC)

Aluna AIC conquista 3 prêmios no Festival de Brasília

Erguida conquista prêmio no festival de brasilia

Alicia Abe, Jhonnã Bao e Mia Shimon, todas alunas AIC em premiação do Festival de Brasília

O filme Erguida, dirigido pela aluna do Filmworks e ex-aluna TAC, Jhonnã Bao, conquista três prêmios na 56ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Erguida mergulha na jornada de uma jovem poeta da periferia de São Paulo, que, após uma intensa crise nervosa, decide erguer a própria voz. A produção recebeu três Troféus Candangos na mostra nacional competitiva de curta-metragens: Melhor Atriz, pela atuação de Jhonnã Bao; Melhor Roteiro com Temática Afirmativa e Melhor Filme, na categoria especial Zózimo Bulbul.

Jhonnã compartilha sua alegria e a representatividade desta conquista: “É um momento de muita felicidade. Em 2023, comemoro 10 anos de trajetória artística, e é gratificante ser reconhecida como melhor atriz, com um projeto que construí literalmente para poder atuar! E isso não é romântico. Tem um recado forte aí! Precisamos de espaço para desenvolver e emanar a nossa excelência! Não à toa estreamos no 56° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais antigo do Brasil, e levamos para casa três Troféus Candangos. Parafraseando Viola Davis, o que diferencia travestis, pessoas trans e corpos dissidentes de corpos hegemônicos são as oportunidades!”

Além de Jhonnã, outros profissionais que compuseram a equipe técnica também são alunos e ex-alunos da AIC. “A AIC contribuiu para que eu pudesse desenvolver as minhas habilidades e me incentivou a ir para o mercado pleitear o meu espaço.”

Crédito: Pc Cavera

Ficha Técnica

Realização: CONTRAPLANO
Direção e roteiro: Jhonnã Bao
Assistência de direção: Mia Shimon e Vallena Correia
Arte: Darlene Maravilha
Assistente de arte: Thamiris Guimarães
Direção de fotografia: Alícia Abe
Assistentes de fotografia: Eduarda Jordão e Fernanda Müller
Maquiagem: Dandara Almeida
Sound Designer e edição: Uyara Aidê Santos
Técnico de som: Diego Viana
Direção de produção: João Cayres
Assistente de Produção: Fabiana Fields
Montagem: Alex Reis
Coloração: Thiago Fischer
Produção musical: Ragg
Elenco: Jhonnã Bao, Nathalia Duarte, Vânia Bowe e Guilherme Dourado

Sair da versão mobile