A 16ª edição do Festival Visões Periféricas, que conta com o apoio da Academia Internacional de Cinema, acontece entre os dias 2 e 8 de março de forma híbrida. Além da exibição presencial no Rio de Janeiro, serão exibidos no site do evento as Mostras Fronteiras Imaginárias, Panorâmica e Visorama.
O festival, pioneiro em privilegiar filmes produzidos por realizadores que vivem nas múltiplas periferias brasileiras, esse ano exibirá 78 filmes, entre longas, médias e curtas-metragens. Na Mostra Fronteiras Imaginárias, serão exibidos filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil; Cinema da Gema: filmes de até 30 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro; Panorâmica: filmes com duração de 40 minutos (média e longa metragens) Visorama: filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no Ensino Básico, Ensino Médio e/ou projetos do terceiro setor.
Além das Mostras, o festival realiza o Visões Lab, laboratório de desenvolvimento de projetos de longas de ficção que irão receber uma mentoria nas áreas de roteiro, direção e produção executiva.
A edição deste ano acontece no Estação Net Rio, Estação Net Botafogo, Cine Teatro Eduardo Coutinho (Biblioteca Parque Manguinhos) e CineCarioca Nova Brasília.
A programação completa está disponível no site do Festival.