O Festival Visões Periféricas, que já está na sua 15ª edição e conta com o apoio da Academia Internacional de Cinema, ocorrerá entre os dias 15 e 20 de fevereiro de 2022 com formato presencial / on-line e gratuito para todo o Brasil. Este ano serão exibidos 48 filmes de longas-metragens, médias e de curtas-metragens.
Visões Periféricas foi o primeiro festival no Brasil a dedicar sua curadoria à um recorte de filmes representativos da diversidade cultural presente nas periferias brasileiras. Em 15 anos de realização, o Visões abriu caminho e se consolidou como projeto e inovador de difusão audiovisual no país, desenvolvimento de projetos, formação de rede e inserção do jovem realizador de periferia no circuito nacional de festivais. Atualmente, o festival possui 4 mostras competitivas em caráter permanente:
Fronteiras Imaginárias (competitiva): filmes de até 30 minutos produzidos por realizadores independentes de todo o Brasil.
Cinema da Gema (competitiva): filmes de até 30 minutos produzidos no Estado do Rio de Janeiro.
Panorâmica (competitiva): filmes com duração de pelo menos 40 minutos (média e longa metragens).
Visorama (competitiva): filmes de até 15 minutos produzidos em projetos de formação audiovisual no ensino básico, médio e/ou projetos do terceiro setor.
A edição de 2022 será realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), CINE Arte UFF, em Niterói, Cine Teatro Eduardo Coutinho (Biblioteca Parque Manguinhos) e Cine Carioca Nova Brasília. Além da exibição presencial, todas as sessões da mostra competitiva serão exibidas no site do festival: www.visoesperifericas.org.br de forma simultânea e ficarão disponíveis on-line por 24 horas.