A história de A Noite dos Palhaços Mudos é uma fábula urbana, contemporânea, recheada de humor, que fala sobre a intolerância. A trama conta a história de dois palhaços que perambulam pela noite com o objetivo de resgatar um companheiro sequestrado por uma organização que tem o objetivo de exterminá-los.
No blog do filme, é possível saber um pouco sobre as escolhas técnicas e inspirações do diretor para realizar a obra:
O universo P&B é rico em dramaticidade e linguagem, porém para se dar maior profundidade e riqueza nas imagens, optamos por filmar em cores com a ideia de preto e branco explorada no figurino, direção de arte e maquiagem com objetos e texturas em tons de preto, branco e cinza e destaque cromático para alguns objetos, como por exemplo, os narizes bem vermelhos.O restante foi desaturado na pós-produção.
As principais referências para este filme são o humor aliado ao visual de espionagem na época da guerra-fria do filme Dr. Fantástico de Stanley Kubrick e a perfeita adaptação estética dos quadrinhos para o cinema conseguida em Sin City de Frank Miller e Robert Rodriguez. ”
Além da direção, Juliano também assina a produção do filme. E, para ele, o contato direto como aluno da Academia Internacional de Cinema foi e continua sendo fundamental: em 2007, ele fez o curso Intensivo de Cinema e, atualmente, faz Estudos de Direção aos sábados (clique nos links para conhecer os cursos). “Tem gente da minha equipe neste filme que é professor da AIC”, comentou, falando das excelentes oportunidades que o ambiente da escola sempre trouxeram para ele.
Para o futuro, Juliano tem grandes expectativas. Ele fará sua estreia em longas-metragens. Primeiro com um documentário poético e contemplativo sobre a vida e o processo criativo do dramaturgo, cenógrafo, figurinista e diretor Naum Alves de Souza, que criou os bonecos da Vila Sésamo, fez o cenário e os figurinos do show falso brilhante da Elis Regina, dirigiu shows do Chico Buarque, entre outros grandes trabalhos artísticos, ele começa a rodar até maio do ano que vem.
Paralelamente a este projeto, deve começar a captar recursos para o primeiro longa de ficção, um road movie pelos pontos pitorescos e bem populares do interior do estado de São Paulo. Uma fábula de amor e amizade entre duas crianças com o nome provisório de Simplesmente Suellen. A previsão é estar rodando no inicio de 2014. Nós da AIC estaremos torcendo!
Saiba mais:
– Conheça o blog do filme.
– Curta a página do filme no Facebook.
Premiações de “A Noite dos Palhaços Mudos”
MELHOR FILME
– Festival Internacional VIDEOBABEL – 2012 / Peru;
– 12ª GOIÂNIA Mostra Curtas / Mostrinha;
MELHOR PRODUÇÃO
– 1º Festival Internacional Unasur Cine/ San Juan – Argentina;
MELHOR ATOR
– 7º Cine MuBE Vitrine Independente / São Paulo;
– 1º Festival Internacional Unasur Cine/ San Juan – Argentina;
MELHOR ROTEIRO
– 7º COMUNICURTAS – Festival Audiovisual de Campina Grande;
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
– 7º COMUNICURTAS – Festival Audiovisual de Campina Grande;
MELHOR FOTOGRAFIA
– 6º CURTA CABO FRIO – Festival de cinema da costa do sol;
– 1º Festival Internacional Unasur Cine/ San Juan – Argentina;
MENÇÃO HONROSA
– 12º CURTA-SE – Festival Ibero-americano de Cinema de Sergipe;