Academia Internacional de Cinema (AIC)
  •  
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Online
  • Notícias
  • Contato
  • Bolsas de Estudos
Profissões do Cinema – parte 3: Edição, Direção de Arte e Distribuição

Profissões do Cinema – parte 3: Edição, Direção de Arte e Distribuição

Editado em: 20/03/2018

Finalizando a série de reportagem sobre profissões de cinema, nesta última parte, um pouco sobre edição (montagem), direção de arte e Distribuição.

 

Edição

 

Curso Formação em Edição e Montagem

 

A edição é a essência da arte cinematográfica. Nos tempos do cinema analógico, em que os filmes eram gravados em película, a montagem era realizada manualmente, em um trabalho quase artesanal de colagem. Hoje, a tecnologia permite realizar esse processo digitalmente, porém os conceitos para a construção de ritmo e sentido permanecem os mesmos.

O montar e professor da Academia Internacional de Cinema (AIC), inclusive se pensarmos do ponto de vista prático, o montador (ou editor) é o responsável pela organização, seleção e junção do material filmado. É ele quem combina imagens e sons criados pela equipe de produção. Ao combinar elementos sonoros e visuais, ele cria relações que produzem o sentido do filme. Mais especificamente, é importante frisar que o montador também é responsável pelo ritmo do filme. A velocidade na troca de planos, na inserção de elementos sonoros, ou a lentidão dos mesmos conduzem o espectador pelo tempo e espaço da narrativa.

A edição funciona como uma receita de bolo. É preciso misturar os ingredientes na ordem correta e no tempo indicado. O editor ou montador é a pessoa que realiza a difícil tarefa de organizar e posicionar todas as peças desse quebra-cabeça.

Para editar imagens em sequências coerentes, é preciso conhecer a fundo não apenas a linguagem cinematográfica e seus recursos, como também o filme que se quer contar – por isso, o editor tem uma relação muito próxima com o diretor. O distanciamento dele do set de filmagem permite que monte a história de um ponto de vista novo, descartando o que não se encaixa na narrativa.

Profissionais dessa área precisam ser extremamente organizados, concentrados e detalhistas. A montagem é uma atividade solitária, realizada em uma sala escura e sem interferências externas, que demanda habilidades específicas (conhecimento de técnicas e programas de edição). Isso requer disciplina e paciência. Contudo, é o editor quem vê o filme pronto pela primeira vez; afinal, sua sala é onde a “mágica” do cinema acontece.

 

 

Direção de Arte

direção de arte
Cenário sendo construído no estúdio da AIC – aulas de direção de arte e cenografia. Foto: Ale Haro

 

Em poucas palavras, o diretor de arte (ou production designer) é o responsável por criar o conceito visual do filme e orientar sua equipe para a execução dessas ideias. É como se ele ajudasse a dar tridimensionalidade ao roteiro, por meio de cenários, objetos e figurinos, criando a realidade na qual os personagens irão habitar. É esse profissional quem desenvolve (conceitualmente e na prática) tudo o que depois será captado pela câmera.

O trabalho abrange pesquisas e definições sobre clima/atmosfera, planejamento conceitual, escolha de paleta de cores, além do acompanhamento da construção de cenários, produção de objetos, figurino e maquiagem. Esse profissional também está presente na filmagem e na “desprodução” do set.

Para Monica Palazzo, diretora de arte e professora da Academia Internacional de Cinema (AIC) a direção de arte é a matéria-prima para a mis-en-scène, o recurso material, plástico e estético responsável pela construção da visualidade de uma peça audiovisual. “Gosto muito desta frase que uso para definir resumidamente a abrangência e a responsabilidade do ofício: ‘dos armarinhos à construção civil; do artesanato às mais novas possibilidades digitais; a equipe de direção de arte de um filme lida com o mundo ao nosso redor para inspirar-se, recriá-lo e inventá-lo para que os personagens trilhem suas histórias, o fotógrafo as ilumine e o diretor, as capte com maestria’”.

Geralmente, quem se interessa pela área são as pessoas mais artísticas, observadoras, com a criatividade aflorada e alguma facilidade para lidar com desenhos, modelagem e perspectiva. É uma carreira para quem gosta de colocar a “mão na massa” e se adapta facilmente a novas circunstâncias, por isso o espírito de aventura também é indispensável.

 

Distribuição

A distribuidora do filme é a empresa que comercializa o filme depois que ele está pronto. O sucesso nas bilheterias está totalmente atrelado a uma boa campanha de lançamento. Nos grandes projetos, a distribuição começa a ser pensada ainda na fase do roteiro. ‘Para onde vai o filme? ’, ‘Que público pretende atingir? ’, ‘Quanto de público se espera? ’, ‘Quais os festivais que pretende participar para adquirir status? ’. Também é necessário pensar nas janelas de distribuição depois que o filme sai dos cinemas, como os canais de vídeos sob demanda e os canais abertos de televisão.

O distribuidor ainda cuida de uma série de outras questões como negociar a quantidade de cópias que serão feitas e para onde elas vão e as salas e os horários que o filme será exibido.

Em resumo, um bom distribuidor precisa ter principalmente pró-atividade e saber negociar.

*Matéria de Paulo Castilho escrita em maio de 2013 e republicada em maio de 2018 com texto de Katia Kreutz e edição de Mônica Wojciechowski – fotos  Alessandra Haro e Yuri Pinheiro

 

Gostou? Então que tal dar uma olhada nos cursos de edição e direção de arte da Academia Internacional de Cinema?

Entre em contato com a gente pelo WhatsApp e venha vivenciar a real experiência de fazer cinema! Aproveite para seguir a AIC no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube para ficar por dentro de todas as novidades.

Não deixe de conferir a primeira e a segunda parte dessa série incrível de artigos sobre as profissões do mercado audiovisual.

Newsletter AIC

Descontos especiais, novidades sobre nossos eventos e muita informação sobre cinema.

Academia Internacional de Cinema (AIC)
A Escola
  • Sobre a AIC
  • Palestrantes
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Transparência
  • FAQ
Cursos
  • Técnico
  • Formação
  • Semestrais
  • Férias
  • Online
Cursos
  • Direção
  • Documentário
  • Cinema
  • Atuação
  • Roteiro
  • Fotografia
  • Arte
  • Produção
  • Edição
  • Som
  • Teoria
Blog
  • Alunos e Professores no Mercado
  • Movimentos Cinematográficos
  • Notícias
  • Artigos
  • Dicas profissionais
  • Política de Privacidade
Contato
  • atendimento@aicinema.com.br

  • +55 11 3660 7883

  • Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo/SP

Esse é um site 100% seguro

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA - CNPJ 06.100.509/0001-92

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Vá para versão mobile
Academia Internacional de Cinema (AIC)
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.