Filmes de alunos da AIC estão no Streamig À La Carte
Doze filmes realizados por estudantes do Curso Filmworks , da Academia Internacional de Cinama (AIC) foram selecionados e estão disponíveis na plataforma de Streaming À La Carte, do renomado Cine Petra Belas Artes.
As produções cinematográficas são resultados de projetos de filmagem desenvolvidos em sala de aula, onde os alunos e alunas puderam colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, contando com a participação da equipe técnica composta em grande parte por alunos da AIC.
O À La Carte é um streaming nacional que foi lançado em 2019, com uma curadoria sofisticada e uma variedade especial de títulos que marcaram a história de cinema, com obras de grandes diretores como Alfred Hitchcock, Bernardo Bertolucci e até nomes contemporâneos como Woody Allen. Tem também produções nacionais, entre elas “Verônica”, “Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão”, estrelado por Antônio Fagundes e Marcos Palmeira e o clássico “Cabra Marcado Para Morrer”, de Eduardo Coutinho.
Há mais de 400 títulos no catálogo atualmente, incluindo séries inéditas e exclusivas, algumas delas com produção da BBC Studios, além de festivais mensais de cinema francês, espanhol, suíço, entre outros. Agora, os espectadores terão a oportunidade de apreciar as seguintes obras realizadas por alunos AIC.
Conheça os filmes:
A Donzela da Torre, filme de Giovanna Borsarini
Bete é uma jornalista portadora de Alzheimer. Ela vive imersa nas memórias que viveu no regime militar do Brasil. A realidade e o onírico se misturam no seu dia a dia e Bete já não consegue diferenciar o que é real ou não.
Carolina, filme de Camilla Lima; Fernanda Pithan; Felipe Nunes; Jéssica Cruz; Natalia Francisca
Migrante, negra, favelada e mãe solteira, Carolina Maria de Jesus escreveu o livro “Quarto de Despejo”, best seller dos anos 60. Em “Carolina”, a poetisa Tula Pilar se funde a história da escritora do Canindé.
Motocas, filme de Jorge Henrique Aguiar de Paula
Documentário que mostra a vida dos trabalhadores de aplicativos e discute as relações no mundo do trabalho precarizado.
Tempos de Cão, filme de Ronaldo Dimer e Victor Amaro
Em uma São Paulo inabitada, personagens reais resistem à extinção iminente e à falta d’água.
Domingo de Carnaval, filme de Kiko Mazzoni
ILMA é uma senhora que mora sozinha, sua vida é uma melancólica espera. Seus dias são todos iguais, o que a faz confundir um sábado com domingo, dia mais aguardado, já que ele nutre as esperanças de visitas em seu tradicional café da tarde dominical. No mesmo dia, um bloco de carnaval passa em sua rua e a única visita que aparece é APOLO, um folião que bate em sua porta pedindo para usar o banheiro e acaba sentado à mesa de Ilma. O carnaval e Apolo despertam em Ilma sentimentos anestesiados pelo tempo e Apolo quer de Ilma mais que um café com bolo.
Peixe, Pizza e Picaretas – Fish Head, filme de Maynard Stuart Farrell
Em um mundo distópico, Roberto trabalha duro em sua loja de bicicletas. Um dia ele percebe que não lhe resta nenhum dinheiro em caixa e decide declarar falência. Enquanto aguarda na “Fila dos Falidos”, é abordado por uma advogada “Picareta”, em busca de novos “Peixes” para extorquir. Ela propõe uma solução muito bizarro para salvar sua empresa – o pagamento da sua dívida, em moeda de “Pizzas”.
1/2 kg, filme de Andrea Mendonça
O curta-metragem retrata o cotidiano de uma carroceira de 62 anos, Dona Eliana, que mora numa ocupação de sem tetos na cidade de São Paulo. Ela sonha em ter um computador, e para isso junta pequenas peças e acessórios, pois acredita ser a saída para deixar a vida dura de carregar peso todos os dias.
Camaleões, filme de Camila Jaquiel
Camaleões conta a história de Joana, uma aspirante a atriz que sofre de transtorno bipolar, assim como sua mãe e avó. A avó de Joana, Dona Ditinha, convive bem com o transtorno. Já a mãe não. Joana ainda não sabe se será como a mãe ou a avó. Por meio das cartas que Joana escreve para a avó, dos relatos de artistas bipolares e um documentário sobre camaleões, acompanhamos as dúvidas e angústias de quem vive com o transtorno bipolar.
Arcaica, filme de Julia Rantigueri
Cida é dona de um antiquário em São Luiz do Paraitinga. Ao perceber o sumiço de alguns objetos do seu falecido irmão, ela sai pela cidade na tentativa de recuperá-los. Em paralelo, ela retoma a memória da cidade juntamente com a de sua história, reformulando questões reprimidas pela saudade que ela sente do passado.
Arthur e o Infinito, filme de Julia Rufino
Arthur e o Infinito conta a história de uma família e seus conflitos, ao ter o filho mais novo, Arthur, de seis anos, diagnosticado como autista. Marina, sua mãe, assume a responsabilidade de dedicar todo o seu tempo para o filho e buscar caminhos para compreender melhor seu mundo, mostrando a realidade das emoções e sentimentos da família.
Raiz, filme de Andressa Matias Carvalho
Maria e Simeão vivem em uma casa de paredes rachadas prestes a ruir por conta de uma imensa árvore. É chegada a hora de a ceifar.
Crônicas do meu Silencio, filme de Silvia Covas, Mary Rodrigues, Aline Pelegrini, Beatriz Pessoa
Histórias que se cruzam. Silêncios que se reconhecem. Um manifesto sobre a violência contra a mulher retratado em três depoimentos baseados em situações cotidianas.