Grade, do professor Lucas Andrade, estreia na Mostra Tiradentes
O longa-metragem Grade, do professor Lucas Andrade, do curso de Edição da Academia Internacional de Cinema, foi selecionando para a Mostra Aurora – principal seleção competitiva da Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece de 21 a 29 de janeiro. O documentário também contou com a participação dos professores Pedro Felix, do Curso Correção de Cor Online, Giuliano Gerbasi, do Curso Filmmaking – Online, Tomaz Viterbo e Pedro Pipano.
Grade acompanha as experiências diárias e os sonhos dos moradores de um tipo específico de reclusão de liberdade em que os apenados assumem a manutenção do espaço, o controle das próprias atividades e de sua segurança. Com uma abordagem multifacetada, o filme propõe a reflexão sobre o potencial criativo das pessoas encarceradas
“Em janeiro de 2019 conheci a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC de São João del Rei. De dezembro de 2019 a fevereiro de 2020 ofertamos uma oficina de audiovisual a um grupo de 20 apenados, com quem tivemos uma troca criativa para elaboração do filme. O longa foi feito em conjunto com aqueles que estavam em frente às câmeras. Interessava que os detentos retratados pudessem se pensar enquanto imagem e som, a partir da sua maneira de se perceber, dos questionamentos coletivos que poderiam surgir disso e com os artifícios cinematográficos que tínhamos em nossas mãos para realizar tal empreitada”, explicou Andrade.
Ex-alunos da AIC em Tiradentes
O filme O fundo dos nossos corações, de Letícia Leão, ex-aluna da AIC, também foi selecionado para a Mostra Tiradentes. O curta foi produzido como trabalho de conclusão do curso Filmworks – o curso técnico com ênfase em direção cinematográfica da AIC e contou com a participação de outros alunos e ex-alunos da escola.
E o premiado curta Prata, do ex-aluno Lucas Melo, foi selecionado para a Mostra competitiva Foco. O filme acompanha Gustavo, um jovem do bairro da Prata, em Nova Iguaçu, que perdeu seu emprego após uma discussão com seu chefe sobre a primeira imagem real de um buraco negro.
Este ano a 25ª edição da Mostra Tiradentes vai ser em formato online e a programação poderá ser acessada gratuitamente pela plataforma www.mostratiradentes.com.br.