Live: O Retrato como Relação
No dia 18 de maio, às 19h, a fotógrafa e professora da Academia Internacional de Cinema (AIC) Dani Dacorso vai bater um papo com os fotógrafos Ana Branco e Leo Martins sobre Retrato: criatividade, empatia e capacidade de improvisação. A programação é gratuita e a transmissão será feita AO VIVO, no Canal do YouTube da AIC.
Conheça os convidados
DANI DACORSO
Formada em Comunicação Social com Pós-Graduação em Fotografia como Instrumento de Pesquisa em Ciências Sociais, Daniela Dacorso é fotógrafa e artista visual. Lecionou fotografia no Instituto de Artes da UERJ e no Centro Cultural Ateliê da Imagem ( RJ ) e colaborou como fotógrafa para diversas publicações no Brasil e no exterior, como jornal o Globo, Revista Geográfica Universal, Guardian(UK), La Vanguardia (Espanha) e Liberation (França), entre outros. É responsável por imagens de diversas capas de discos de artistas brasileiros como Marcelo D2, Titãs, Planet Hemp, Caetano Veloso e Jorge Mautner, para citar alguns. Atualmente, trabalha como fotógrafa free-lancer, desenvolvimento de conteúdo de ensino em fotografia e realiza projetos pessoais. Realizou exposições individuais na Holanda (Netherlands Fotomuseum, Rotterdam), França (Maison Folie de Moulins, Lille) e no Brasil (Centro de Artes Hélio Oiticica/RJ, entre outros. Participou de residências na China e no Rio de Janeiro e participa da Coleção Joaquim Paiva de Fotografia/ MAM RJ, com oito imagens da série “Totoma”.
ANA BRANCO
Após 10 anos entre formação e trabalho, Ana largou a carreira de economista e seguiu nas artes com a fotografia como instrumento para expressar visualmente sua criação artística.
Foram anos de estudo em artes plásticas e fotografia analógica até ingressar no mercado como fotojornalista no Jornal O Globo.
Já se passaram 3 décadas na profissão e, ao longo dos últimos 4 anos, Ana procura formas de se desprender das pautas jornalísticas, tentando encontrar alternativas mais expressivas dentro de um processo criativo: Livros de artista e fotografia com celular, e, mais recentemente, ensaios pessoais durante a pandemia do COVID-19.
LEO MARTINS
Com uma carreira já consolidada como caricaturista antes de comprar sua primeira câmera, Leo Martins publicou desenhos na imprensa brasileira e internacional desde 1995, transpondo a semelhança óbvia com um estudo subjetivo cuidadoso sobre a individualidade física e psicológica do personagem, ilustrado com rigor gráfico e sofisticação estética.
Abraçar uma carreira paralela pareceu um passo natural em sua evolução, e assim desde 2008 divide seu tempo entre duas mídias historicamente concorrentes, mas que descobriram importância complementar em seu trabalho: contratado como fotógrafo pelo jornal ‘O Globo’ no Rio de Janeiro, não por acaso seu interesse mais especial está no retrato – é onde as duas artes mais se aproximam e desfrutam do mesmo olhar e senso crítico. Assim como na falsa economia de suas caricaturas de personagens das artes, dos esportes, da política e da mídia em geral, a fotografia editorial de Leo Martins evidencia a limpeza, a objetividade e a sutileza que pontuam toda sua produção. Suas imagens são despidas da informação desnecessária em favor do que é imprescindível ao equilíbrio preciso dos conteúdos visual e conceitual.
*Foto – retrato Dani Dacorso