Cineclube #FicaEmCasa AIC analisa Tiros na Broadway
Chegamos a vigésima sexta edição do Cineclube #Ficaemcasa. Nesta semana iremos analisar o filme Tiros na Broadway, de Wood Allen. O filme teve sete indicações ao Oscar, dentre elas o de melhor diretor e melhor roteiro original.
A escolha do longa tem como proposta instigar discussões sobre metalinguagem e a teoria do autor. “As tantas polêmicas envolvendo grandes mestres do cinema, que resultou, inclusive, no movimento Me too, ascendeu o debate da relação obra e autor. Será possível analisá-los a parte? Ou são indissociáveis? Como ficam as obras do passado à luz da atualização do olhar sobre seus cineastas? O filme Tiros na Broadway dialoga com muitas dessas e outras questões sobre autoralidade dentro de sua própria história”, conta o professor Filippo Pitanga.
Sinopse
Nos anos 20, um autor teatral de Nova York tem sua peça patrocinada por um gângster, mas o diretor é obrigado a escalar a namorada sem talento do mafioso como atriz.
Convidada
A discussão acontecerá nesta quinta (24), no canal do Youtube da Academia Internacional de Cinema, às 18h30. Quem comanda o debate são os professores Filippo Pitanga e Martin Eikmeier. A convidada especial é Maria Caú, pesquisadora de Woody Allen, doutora em literatura comparada pela UFRJ, roteirista e crítica de cinema.
Estreia do Diretor
O diretor Woody Allen acaba de estrar seu filme Rifkin’s Festival no Festival Internacional de Cinema de San Sebastián. No dia 25 o filme tem estreia garantida em todo território espanhol.