Academia Internacional de Cinema (AIC)
  •  
  • Cursos
  • Quem Somos
  • Cursos
  • Eventos
  • São Paulo – SP
  • Online
  • Notícias
  • Contato
  • Bolsas de Estudos
Não sabe como produzir conteúdo para internet? Veja 5 dicas!

Não sabe como produzir conteúdo para internet? Veja 5 dicas!

Editado em: 09/09/2020

Se você chegou até este artigo enquanto procurava por informações sobre como produzir conteúdo para internet, deve saber que a presença no ambiente virtual está se tornando cada vez mais importante no mercado, não importa qual seja o segmento de atuação.

O fato é que a facilidade de acesso à internet e a popularização dos smartphones foram aspectos que contribuíram significativamente para o salto que a inclusão digital deu nos últimos anos.

Assim, com uma demanda tão grande por conteúdo em formato digital, o que não faltam são oportunidades de trabalho para quem deseja atuar no segmento de produção, e é sobre isso que este artigo vai falar. Continue a leitura para conferir uma série de dicas úteis sobre como produzir conteúdo para internet!

1. Planeje todo o processo

Antes de pegar a câmera ou o microfone e sair gravando, é muito importante colocar no papel (ou no computador) todas as ideias que você tem em mente. Todo o processo deve ser planejado, desde o começo até o fim.

Se a intenção é gravar vídeos, por exemplo, defina os temas e os objetivos que você deseja alcançar com esses conteúdos, além da infraestrutura e dos equipamentos que você tem à sua disposição. Muitas vezes, uma ideia parece mais brilhante do que realmente é enquanto está em nossos planos, mas, na hora de executá-la, vemos que as coisas são diferentes. Por isso é que existe o planejamento.

2. Crie um roteiro

Há quem atribua o termo “roteiro” somente às produções de grande porte, como filmes de Hollywood, nos quais há uma infinidade de termos técnicos e ordens complicadas de seguir. Mas o fato é que é, na prática, nem sempre precisa ser assim.

O roteiro nada mais é do que um documento que ajudará a conduzir a construção do conteúdo, de modo que a ideia siga uma linha de raciocínio com começo, meio e fim. Seja na gravação de um podcast, produção de vídeos ou até mesmo em materiais escritos, o roteiro é indispensável e deve ser uma das primeiras partes a serem desenvolvidas.

Uma ótima dica para criar roteiros é sempre iniciar respondendo a algumas perguntas que servirão para segmentar o conteúdo, tais como: “onde, como, para que e para quem?”. Respondendo a essas questões, você verá seu roteiro ganhando forma e servindo como base para todas as outras etapas da produção de conteúdo.

3. Considere o público-alvo

Você tem o hábito de consumir conteúdos que não sejam de seu interesse? Pois bem, o seu público-alvo também não. Portanto, um dos passos mais importantes ao produzir conteúdo para a internet é levar em consideração o que realmente desperta a atenção das pessoas às quais os seus materiais serão destinados.

Assim como em qualquer estratégia de marketing digital, é imprescindível pesquisar sobre as preferências de suas personas, assim como sobre suas dores, desejos, ambições, problemas e outros aspectos que contribuem para os seus comportamentos de consumo. Descubra como é a sua rotina e de que forma o seu conteúdo pode ajudá-las, seja pela informação fornecida, seja pelo produto anunciado.

Outro ponto importante é que, ao estabelecer um público-alvo, torna-se muito mais fácil segmentar os conteúdos produzidos e trabalhar uma linguagem com a qual as pessoas se identifiquem. Ou seja, os materiais que forem produzidos não devem tentar agradar a todas as pessoas, mas sim priorizar um nicho afunilado.

4. Elabore um calendário editorial

Não basta saber como produzir conteúdo para internet, é preciso também ter disciplina e compromisso para manter uma frequência de postagem adequada. Assim como ocorre com as mídias tradicionais, como rádio, televisão e mídia impressa, o fator “constância” está atrelado à sua consistência. Isto é, o espectador sabe que, não importa o que aconteça, ele sempre terá conteúdo “novo” para consumir.

Na internet, não pode ser diferente. Não adianta produzir um ótimo material a cada três meses, por exemplo. É preciso estabelecer uma frequência com a qual seu público saiba que pode contar. Para isso, elabore um calendário editorial para as publicações.

Se manter uma boa frequência de postagens for um problema, então procure diluir o conteúdo em mais publicações, em vez de entregar tudo de uma só vez. Lembrando que o importante é nunca reduzir a qualidade.

5. Produza sempre conteúdo relevante

Como foi dito na dica anterior, “qualidade” é a palavra-chave quando se fala em produzir conteúdo para internet. Pelo menos é o que deveria ser. Se você pretende fazer com que os seus materiais se destaquem, sempre preze pela produção de conteúdos que realmente tenham relevância e entreguem algo útil ao seu público.

O “problema” da internet é que há muita informação disponível competindo com a atenção dos usuários ao mesmo tempo. Em uma simples olhada no feed de notícias das redes sociais, em poucos minutos, o seu espectador verá um pouco sobre tudo o que está rolando no mundo e só vai focar no que realmente seja de seu interesse.

Mais uma vez, ter o público-alvo em mente na hora de produzir é fundamental, pois ajuda a criar materiais segmentados e que sejam capazes de competir com a infinidade de informações que bombardeiam a tela do smartphones de seus possíveis espectadores.

Se você pretende se destacar em meio à multidão, não apele para o óbvio. Procure sempre produzir conteúdo de qualidade, tanto em termos de produção (vídeos, áudios ou textos bem-feitos) quanto em termos de informação (um material feito com base em pesquisas sólidas e que enriqueça o público intelectualmente de alguma forma).

Por fim, se você deseja aprimorar seus conhecimentos e aprender como produzir conteúdo para internet com qualidade e eficiência, mas também quer começar a atuar profissionalmente na área, saiba que existem diversos cursos que podem te ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para que você se profissionalize e obtenha destaque no segmento. Não basta ter boas ideias, é preciso trabalhar seus conhecimentos técnicos.

As informações deste artigo sobre como produzir conteúdo para internet foram interessantes para você? Então, aproveite para conferir o curso de produção de vídeos para YouTube da AIC!

Newsletter AIC

Descontos especiais, novidades sobre nossos eventos e muita informação sobre cinema.

Academia Internacional de Cinema (AIC)
A Escola
  • Sobre a AIC
  • Palestrantes
  • Parceiros
  • Fale Conosco
  • Transparência
  • FAQ
Cursos
  • Técnico
  • Formação
  • Semestrais
  • Férias
  • Online
Cursos
  • Direção
  • Documentário
  • Cinema
  • Atuação
  • Roteiro
  • Fotografia
  • Arte
  • Produção
  • Edição
  • Som
  • Teoria
Blog
  • Alunos e Professores no Mercado
  • Movimentos Cinematográficos
  • Notícias
  • Artigos
  • Dicas profissionais
  • Política de Privacidade
Contato
  • atendimento@aicinema.com.br

  • +55 11 3660 7883

  • Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, São Paulo/SP

Esse é um site 100% seguro

ACADEMIA INTERNACIONAL DE CINEMA - CNPJ 06.100.509/0001-92

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Vá para versão mobile
Academia Internacional de Cinema (AIC)
Powered by  GDPR Cookie Compliance
Privacy Overview

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar este site, você aceita nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.