Não sabe como produzir conteúdo para internet? Veja 5 dicas!
Se você chegou até este artigo enquanto procurava por informações sobre como produzir conteúdo para internet, deve saber que a presença no ambiente virtual está se tornando cada vez mais importante no mercado, não importa qual seja o segmento de atuação.
O fato é que a facilidade de acesso à internet e a popularização dos smartphones foram aspectos que contribuíram significativamente para o salto que a inclusão digital deu nos últimos anos.
Assim, com uma demanda tão grande por conteúdo em formato digital, o que não faltam são oportunidades de trabalho para quem deseja atuar no segmento de produção, e é sobre isso que este artigo vai falar. Continue a leitura para conferir uma série de dicas úteis sobre como produzir conteúdo para internet!
1. Planeje todo o processo
Antes de pegar a câmera ou o microfone e sair gravando, é muito importante colocar no papel (ou no computador) todas as ideias que você tem em mente. Todo o processo deve ser planejado, desde o começo até o fim.
Se a intenção é gravar vídeos, por exemplo, defina os temas e os objetivos que você deseja alcançar com esses conteúdos, além da infraestrutura e dos equipamentos que você tem à sua disposição. Muitas vezes, uma ideia parece mais brilhante do que realmente é enquanto está em nossos planos, mas, na hora de executá-la, vemos que as coisas são diferentes. Por isso é que existe o planejamento.
2. Crie um roteiro
Há quem atribua o termo “roteiro” somente às produções de grande porte, como filmes de Hollywood, nos quais há uma infinidade de termos técnicos e ordens complicadas de seguir. Mas o fato é que é, na prática, nem sempre precisa ser assim.
O roteiro nada mais é do que um documento que ajudará a conduzir a construção do conteúdo, de modo que a ideia siga uma linha de raciocínio com começo, meio e fim. Seja na gravação de um podcast, produção de vídeos ou até mesmo em materiais escritos, o roteiro é indispensável e deve ser uma das primeiras partes a serem desenvolvidas.
Uma ótima dica para criar roteiros é sempre iniciar respondendo a algumas perguntas que servirão para segmentar o conteúdo, tais como: “onde, como, para que e para quem?”. Respondendo a essas questões, você verá seu roteiro ganhando forma e servindo como base para todas as outras etapas da produção de conteúdo.
3. Considere o público-alvo
Você tem o hábito de consumir conteúdos que não sejam de seu interesse? Pois bem, o seu público-alvo também não. Portanto, um dos passos mais importantes ao produzir conteúdo para a internet é levar em consideração o que realmente desperta a atenção das pessoas às quais os seus materiais serão destinados.
Assim como em qualquer estratégia de marketing digital, é imprescindível pesquisar sobre as preferências de suas personas, assim como sobre suas dores, desejos, ambições, problemas e outros aspectos que contribuem para os seus comportamentos de consumo. Descubra como é a sua rotina e de que forma o seu conteúdo pode ajudá-las, seja pela informação fornecida, seja pelo produto anunciado.
Outro ponto importante é que, ao estabelecer um público-alvo, torna-se muito mais fácil segmentar os conteúdos produzidos e trabalhar uma linguagem com a qual as pessoas se identifiquem. Ou seja, os materiais que forem produzidos não devem tentar agradar a todas as pessoas, mas sim priorizar um nicho afunilado.
4. Elabore um calendário editorial
Não basta saber como produzir conteúdo para internet, é preciso também ter disciplina e compromisso para manter uma frequência de postagem adequada. Assim como ocorre com as mídias tradicionais, como rádio, televisão e mídia impressa, o fator “constância” está atrelado à sua consistência. Isto é, o espectador sabe que, não importa o que aconteça, ele sempre terá conteúdo “novo” para consumir.
Na internet, não pode ser diferente. Não adianta produzir um ótimo material a cada três meses, por exemplo. É preciso estabelecer uma frequência com a qual seu público saiba que pode contar. Para isso, elabore um calendário editorial para as publicações.
Se manter uma boa frequência de postagens for um problema, então procure diluir o conteúdo em mais publicações, em vez de entregar tudo de uma só vez. Lembrando que o importante é nunca reduzir a qualidade.
5. Produza sempre conteúdo relevante
Como foi dito na dica anterior, “qualidade” é a palavra-chave quando se fala em produzir conteúdo para internet. Pelo menos é o que deveria ser. Se você pretende fazer com que os seus materiais se destaquem, sempre preze pela produção de conteúdos que realmente tenham relevância e entreguem algo útil ao seu público.
O “problema” da internet é que há muita informação disponível competindo com a atenção dos usuários ao mesmo tempo. Em uma simples olhada no feed de notícias das redes sociais, em poucos minutos, o seu espectador verá um pouco sobre tudo o que está rolando no mundo e só vai focar no que realmente seja de seu interesse.
Mais uma vez, ter o público-alvo em mente na hora de produzir é fundamental, pois ajuda a criar materiais segmentados e que sejam capazes de competir com a infinidade de informações que bombardeiam a tela do smartphones de seus possíveis espectadores.
Se você pretende se destacar em meio à multidão, não apele para o óbvio. Procure sempre produzir conteúdo de qualidade, tanto em termos de produção (vídeos, áudios ou textos bem-feitos) quanto em termos de informação (um material feito com base em pesquisas sólidas e que enriqueça o público intelectualmente de alguma forma).
Por fim, se você deseja aprimorar seus conhecimentos e aprender como produzir conteúdo para internet com qualidade e eficiência, mas também quer começar a atuar profissionalmente na área, saiba que existem diversos cursos que podem te ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para que você se profissionalize e obtenha destaque no segmento. Não basta ter boas ideias, é preciso trabalhar seus conhecimentos técnicos.
As informações deste artigo sobre como produzir conteúdo para internet foram interessantes para você? Então, aproveite para conferir o curso de produção de vídeos para YouTube da AIC!