Cineclube discute o documentário Cidade de Deus – 10 Anos Depois
A vigésima primeira edição do cineclube #Ficaemcasa analisa o filme Cidade de Deus – 10 Anos Depois (2013), documentário de Cavi Borges e Luciano Vidigal – numa parceria com o Recine – Festival de Cinema de Arquivo.
Como o próprio título já diz, o filme resgata os dez anos passados desde o lançamento de Cidade de Deus (2002), longa de Fernando Meirelles e Kátia Lund que recebeu quatro indicações ao Oscar. Procura mostrar as transformações vividas pelos atores do longa na última década. O documentário conta com entrevistas de atores como Seu Jorge, Alice Braga, Leandro Firmino da Hora, Darlan Cunha, Roberta Rodrigues, dentre outros.
O filme escolhido para o cineclube faz parte da programação do Festival Internacional de Cinema de Arquivo, o REcine, que acontece de 17 a 27 de agosto totalmente ONLINE. A mostra, focada no cinema brasileiro, exibirá longas e curtas-metragens em sessões especiais não competitivas, homenagens às documentaristas Sinai Sganzerla, Susanna Lira e Emilia Silveira, ao centenário de João Cabral de Melo Neto e aos cineastas, o caligráfico Sylvio Lanna, e Antonio Fontoura.
“O Recine fechou parceira com o Vertentes do Cinema que exibirá curtas-metragens exclusivos; com a Cinemateca do MAM-Rio, que exibirá um filme também exclusivo; e com o Cineclube da AIC com Filippo Pitanga, que passará um filme da programação no cineclube que acontece toda quinta”, conclui o curador Cavi Borges.
Assista ao documentário Cidade de Deus – 10 Anos Depois – disponível Netflix – e participe do Cineclube #ficaemcasa 21. A discussão fica por conta dos professores Filippo Pitanga e Martin Eikmeier, que recebem o convidado especial e um dos diretores do filme, Luciano Vidigal.