Este ano o Festival de Cinema de Gramado comemora a sua 50ª edição. As inscrições para as mostras competitivas de longa-metragem brasileiro (LMB), longa-metragem estrangeiro (LME), longa-metragem documental (LMD) e curta-metragem brasileiro (CMB) podem ser feitas no site do evento até o dia 20 de abril. O Festival acontece entre os dias 12 e 20 de agosto.
Podem se inscrever filmes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela concluídos a partir de 1° de maio de 2020. São 12 categorias premiadas com o cobiçado Kikito para LMB, seis para LME, dez para CMB e Melhor Filme para longa-metragem documental (LMD). As inscrições para as mostras competitivas de longa-metragem gaúcho (LMG) e curta-metragem gaúcho (CMG) terão as datas divulgadas posteriormente.
Mostra Competitiva de Documentários Nacionais
Documentaristas brasileiros terão, em Gramado, uma nova janela de exibição. A partir deste ano, o Festival passa a contar com uma mostra competitiva dedicada especialmente ao gênero. Serão cinco filmes selecionados que concorrerão ao Kikito de Melhor Filme de Longa-Metragem Documental.
Os longas documentais, assim como os longas brasileiros e estrangeiros, serão selecionados pela equipe curatorial do Festival, composta pelo crítico de cinema e professor universitário Marcos Santuario; pela atriz e cantora argentina Soledad Villamil e pela atriz, roteirista e cineasta Dira Paes.
Todas as regras e critérios para participar da seleção constam no regulamento, que está disponível no site do Festival.