Cinema é um exercício de coletividade. Muitas pessoas descrevem a produção de um filme dessa forma, e não é para menos. A produção audiovisual é complexa e exige o trabalho em conjunto de diversos profissionais, que precisam estar alinhados em suas tarefas para economizar tempo e dinheiro.
E como conseguimos organizar o trabalho dessa equipe em um mesmo projeto artístico? É aí que entra um dos profissionais mais importantes do cinema, o roteirista. É ele o responsável por criar a ferramenta básica para ser utilizada na produção do filme, o roteiro.
De forma geral, o roteiro é justamente um guia para ilustrar, em palavras, o que será filmado e exibido na tela. Ele deve misturar uma leitura cativante com aspectos técnicos e formatações específicas para servir como documento que guiará a equipe toda. Para ser bom nesse ramo, a sua escrita precisa ficar entre o literário e o técnico.
O roteirista geralmente trabalha no início da produção de um filme mas a sua criação permanecerá durante as outras etapas. Por isso, um diferencial para o profissional é saber como funciona toda a cadeia de produção. Para que você saiba mais sobre como entrar nesse mercado, veja abaixo alguns dos roteiristas famosos e seus trabalhos mais conhecidos.
Roteiristas famosos para te inspirar
Antes de começar, é importante lembrar que cada roteirista desenvolve um estilo único e esse é justamente a melhor forma de se destacar. Existem múltiplos gêneros cinematográficos e cada um desses nomes se destacou em um desses formatos.
1. Petra Costa
A diretora e roteirista brasileira se destacou no formato documental, incluindo uma indicação ao Oscar de Melhor Documentário em 2020 com “Democracia em Vertigem”. Seu trabalho de estreia, “Elena” ganhou enorme destaque por borrar os limites ultrapassados entre documentário e ficção e por contar a história de sua própria irmã com tom poético e lúdico. Petra Costa costuma partir de indagações e vivências íntimas para abordar temas que se identificam com todos nós, uma excelente forma de roteiro que cria empatia com o público e potencializa o filme.
2. Michael Ardnt
O currículo de Michael Ardnt fala por si só. Assinou blockbusters que qualquer pessoa guarda em um lugar especial do coração. “Jogos Vorazes – Em Chamas”, “Pequena Miss Sunshine”, “Star Wars – O Despertar da Força” e nada mais nada menos que “Toy Story 3”; esses são alguns filmes que constam em seu currículo. Sua capacidade de criar roteiros universais e eternos é algo a se espelhar.
3. Charlie Kaufman
Famoso pelo roteiro de “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”, Charlie Kaufman é um dos roteiristas mais conceituados de Hollywood. Kaufman aborda em seus trabalhos questionamentos sobre a expansão da consciência humana e outros temas “cabeça”. É um dos expoentes do roteiro “de autor”, em que fica claro uma assinatura criativa do escritor, com temas e linguagens em comum. Outros trabalhos conhecidos incluem “Quero Ser John Malkovich”, “Adaptação” (um ótimo filme sobre roteiristas inclusive) e “Sinédoque, Nova York”.
4. Guillermo del Toro
Ganhador do Oscar por “A Forma da Água”, o diretor e roteirista mexicano Guillermo del Toro se destacou na indústria por sua paixão pelo fantástico e bizarro. Suas histórias chegam perto do cinema de terror mas brincam com esse conceito para contar histórias de amor, infantis e super heróis improváveis. Despontou com “O Labirinto do Fauno”, mas também trabalhou em “Hellboy” e “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada”.
5. Ava Duvernay
Ava Duvernay fez história como a primeira diretora negra a ser indicada para o Globo de Ouro e Oscar com o filme “Selma”. Também trabalhou como roteirista do premiado longa metragem sobre a luta pelos Direitos Civis nos EUA. Seus trabalhos não podem ser compreendidos separados de um engajamento pelo fim da desigualdade racial nos Estados Unidos. Recentemente, a onda de protestos por lá reavivou o interesse em um dos seus melhores trabalhos, o documentário “A 13a Emenda” que trata sobre o encarceramento em massa.
Como aprender com os grandes mestres?
Uma das melhores formas de aprender a escrever seus próprios roteiros é ler os que serviram de base para filmes elogiados por público e crítica. Os roteiristas citados aqui e seus filmes são alguns exemplos. Entretanto, você pode e deve buscar dentro das suas preferências outros modelos.
Como cada filme é um projeto diferente, é interessante que você colete ensinamentos diferentes de roteiristas famosos que seguiram gêneros distintos para criar uma livraria de estilos. Mas, se você já tem uma paixão pelo documentário ou pelo cinema de terror e quer seguir esse caminho, vale a pena se aprofundar nos roteiristas dessa área específica também.
Conhecer os grandes mestres e seus trabalhos é uma ótima forma de dar seus próprios passos. Se você quer entender ainda mais sobre essa carreira, clique aqui para saber mais.
*Texto e Pesquisa: Otavio Domingues. Foto Divulgação.