Academia Internacional de Cinema (AIC)

35ª Edição do Kinoforum: Filme de aluno AIC é selecionado

kinoforum aic

De 22 a 28 de agosto, acontece a 35ª edição do Kinoforum – Festival Internacional de Curtas de São Paulo. O festival oferece 30 sessões gratuitas, exibindo uma seleção de filmes brasileiros e internacionais de diversos gêneros, proporcionando um panorama atual do cinema mundial. Entre os filmes exibidos está o documentário Mama Africanos em São Paulo, dirigido pelo ex-aluno da Academia Internacional de Cinema (AIC), Rafael Aquino.

Nesta edição, o Kinoforum apresenta 287 filmes de 66 países e 14 estados brasileiros, distribuídos em mostras temáticas como Internacional, Latino-Americana, Brasil, Infantojuvenil, Juventude, Experimentais e Horror.

O CineSesc, um dos espaços do festival, exibe filmes que participaram de importantes festivais internacionais, como Cannes, Locarno, Toronto e Clermont-Ferrand. A programação também destaca produções realizadas por mulheres, incluindo as animações Mãtãnãg, a Encantada, de Shawara Maxakali e Charles Bicalho, e Òpárá De Òsùn: Quando Tudo Nasce, de Pâmela Peregrino.

Nesta edição, há também Programas Especiais que ampliam os horizontes cinematográficos dos principais eixos do festival. Destaca-se a mostra Conexão África, que reúne diferentes produções africanas. Para as crianças, o festival oferece o CineClubinho, com a exibição gratuita da mostra infantil no dia 25, às 15h. Antes disso, às 14h, haverá uma vivência para que as crianças possam imaginar a floresta e seres encantados, celebrando o Agosto Indígena.

Documentário realizado na AIC é selecionado para o festival

O documentário Mama – Africanos em São Paulo, dirigido por Rafael Aquino, ex-aluno da Academia Internacional de Cinema (AIC), foi selecionado para o festial. O filme, resultado do curso de Documentário da AIC, destaca a vida de Diamou Fallou Diop, conhecida como Mama África, uma senegalesa cuja história reflete a diversidade cultural dos povos africanos em São Paulo, influenciando os fluxos migratórios na cidade e no Brasil.

Confira a agenda de exibição do documentário pelo site. Mama – Africanos em São Paulo  também foi selecionado para outros 12 festivais globais, incluindo o Spotlight on Academics Film Festival no Canadá, Ethnografilm Paris na França, e na Mostra Ecofalante de Cinema.

 

 

Sair da versão mobile