Academia Internacional de Cinema (AIC)

12ª edição da Semana de Cinema e Mercado AIC

12 semana de cinema e mercado da academia internacional de cinema

O mercado audiovisual brasileiro está em constante transformação, passando por mudanças profundas e há muito o que se discutir. Entre os dias 05 e 09 de agosto, sob o tema Novas Expressões do Mercado Audiovisual, a Academia Internacional de Cinema (AIC) realiza a 12ª edição da Semana de Cinema e Mercado.

Entre os convidados deste ano estão Alícia Abe, André Sturm, Carolina Nishikubo, Diogo Ferreira, Guilherme Dourado, Indianara Ànrèré, Laura Rossi, Leonardo Tovani, Luíza Fazio, Marcelo Rocha e Victor Vaz.



Tradicionalmente o evento abre o segundo semestre letivo da escola e discute temas importantes do mercado. Este ano o evento está mais especial pois faz parte das comemorações de aniversário de 20 anos da AIC.

O ciclo de palestras e bate-papo é aberto ao público e gratuito e acontece no estúdio da escola em São Paulo, sempre às 19h. Confira abaixo os temas a programação de cada mesa, faça sua pré-inscrição neste formulário e no dia compareça com antecedência para garantir seu lugar.

 

Programação

 

Dia 1 – 05/08
Tema da Mesa: Explorando Fronteiras: O Audiovisual Brasileiro no Mundo
Convidados: André Sturm e Laura Rossi
Mediação: Vanessa Prieto

 

Dia 2 – 06/08

Tema: Quais histórias contamos: Diversidade e Representatividade no Cinema
Convidados: Indianara Ànrèré e Marcelo Rocha
Mediação: Fernando Timba

 

Dia 3 – 07/08

Tema: O Roteiro hoje e amanhã: Tendências Narrativas
Convidados: Carolina Nishikubo e Luíza Fazio
Mediação: Elzemann Neves

 

Dia 4 – 08/08

Tema: Elenco – Novas Possibilidades para Conteúdo e Publicidade
Convidados: Diogo Ferreira, Gabie Fernandes e Victor Vaz
Mediação: Vanessa Prieto

 

Dia 5 – 09/08

Tema: Estudantes AIC e o Futuro no Audiovisual
Convidados: Alícia Abe, Guilherme Dourado e Leonardo Tovani
Mediação: Caroline Cherulli

Todas as mesas acontecem das 19h às 20h30, na Academia Internacional de Cinema (AIC), Rua Doutor Gabriel dos Santos, 142 – Higienópolis (próximo a estação de metrô Marechal Deodoro). A participação é sujeita a lotação Máxima (80 lugares). Faça sua pré-inscrição aqui no formulário e no dia chegue no horário para garantir seu lugar.

 

Confira a Bio dos Convidados e Mediadores

 

André Sturm
Cineasta e gestor cultural. Fundador da Pandora Filmes, distribuidora de filmes independentes; trabalhou na Cinemateca Brasileira como programador da sala de cinema; responsável pelo funcionamento do Cine Belas Artes em São Paulo desde 2003; membro da diretoria de diversas entidades do audiovisual desde 1989; atual presidente do SIAESP (Sindicato da Indústria do Audiovisual de SP); criador do Programa Cinema do Brasil em 2006, agência de promoção do cinema nacional no exterior; foi Diretor Executivo do MIS-SP entre 2011 e 2016 quando tornou este museu o mais visitado do país. Retornou ao cargo em 2023; Foi Secretário Municipal de Cultura de São Paulo. Realizou quatro curtas e 2 longas metragens: “Sonhos Tropicais” e “Bodas de Papel”.

 

Laura Rossi
Produtora executiva, consultora e pesquisadora é Head do Internacional da Gullane. Com 10 anos de experiência no mercado de entretenimento e indústria de cinema e séries internacionais é especialista em estruturar coproduções e financiamentos para longas e conteúdo seriado, maximizar receitas através da gestão de direitos, e posicionar projetos no mercado global. Com mestrado em Cinema Studies pela NYU e MBA em Inteligência de Mercado pela FIA, seus últimos projetos incluem “Motel Destino” (Cannes Competição 2024), “Arca de Noé” (a maior animação já realizada na América Latina, ainda inédita no Brasil), e “A Última Floresta” (Prêmio de audiência Berlin Panorama, seleção em Hot Docs, Visions du Reel e Melhor Documentário nos Premios Platino).

 

 

Indianara Ànrèré
Natural de Santo André no ABC Paulista, é Pedagoga, Musicista e Arte-Educadora.
Formada em Iluminação e Elétrica pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias, atuando desde 2005 em oficinas de Audiovisual e capacitação profissional em Organizações do Terceiro Setor como Educadora. Atualmente é pós-graduanda em Educação para Direitos Humanos pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Universidade Aberta do Brasil (UAB), cantora no Espetáculo Avoapé da Cia. de Dança Diário e Coordenadora Pedagógica na Quanta Escola.

 

Luíza Fazio
Roteirista e escritora. Foi homenageada na lista Forbes 30 Under 30 de 2022, que reúne os jovens brasileiros de maior prestígio em suas áreas. Fazio escreveu “Sintonia”, a série brasileira de maior sucesso da Netflix e “Cidade Invisível” (Temp. 2 / Netflix), criada pelo diretor Carlos Saldanha, e produção número 1 em mais de 40 países. Recentemente escreveu a série “O Amor Da Minha Vida” (Disney+), estrelada por Bruna Marquezine e a 3ª temporada da série teen “De Volta Aos 15” (Netflix), estrelada por Maísa e Larissa Manoela, além de assinar outros títulos para players como Amazon, Globoplay e Warner. Em 2022, Luíza foi nomeada pela Embaixada dos Estados Unidos em Brasília para a mais antiga residência literária do mundo, o International Writing Program (IWP) na University of Iowa, que desde 1967 reúne anualmente 35 escritores selecionados de todos os continentes. Aos 16 anos publicou o seu primeiro livro, Laboratório do Escritor (2010), antologia de contos financiada pelo PROAC.

Carolina Nishikubo
Roteirista com especialização em roteiro pela UCLA Extension (2015), formada em Comunicação Social – Radio e TV pela UNESP (2010), escreve filmes e séries, como “Coisa Mais Linda” – série da Netflix, “Turma da Mônica: Laços” – primeiro filme live action dos quadrinhos de Maurício de Souza, “A viagem de Pedro” – longa sobre D. Pedro I e “Todo Dia a Mesma Noite” – série sobre a tragédia da Boate Kiss, estão entre os projetos de maior destaque. Também desenvolve projetos autorais como o “Rima da Minas”, série de ficção adolescente sobre poesia e slam, que foi semifinalista do Concurso de Roteiros do Festival Cabíria (2021) e a série “Cozinha Gourmet”. Já fez parte da curadoria do concurso de roteiros do FRAPA, tanto para longas, quanto para séries, e já foi convidada para participar e mediar mesas no FRAPA e SerieLab.

 

 

Marcelo Rocha
Superintendente de Investimentos e Parcerias Estratégicas da Spcine. Advogado e Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pesquisador no campo das relações raciais, atuou entre 2019 e 2021 como consultor jurídico da APAN – Associação do Profissionais do Audiovisual Negro.

 

 

 

Victor Vaz
Ator e criador de conteúdo, com estudos em Teatro e Improvisação no “O Tablado” no Rio de Janeiro, onde participou de três produções teatrais. Atualmente, trabalha no mercado publicitário, colaborando com marcas de renome como Ifood, Amazon e Warner Bros, além de integrar o time de Marketing de Influência da Insider Store, empresa com alguns dos maiores cases de publicidades com influenciadores do país.

 

 

Gabie Fernandes

Atriz de comédia, escritora e podcaster, Gabie Fernandes cria conteúdo na internet de humor e lifestyle desde 2013 e já realizou mais de 180 apresentações de teatro. Atualmente é host do podcast “Só ouço falar” e “não tenho nem roupa pra isso”, além de apresentar os programas “dia a dia” e “engatilhadas”, na Dia TV.”

 

 

Diogo Ferreira
Diretor de elenco e fundador da +ADD Casting, empresa especializada na produção, direção e coordenação de elenco para projetos audiovisuais. Com mais de 20 anos de experiência, trabalhou em inúmeros projetos, entre eles: produziu o elenco das séries: “Escola de Gênios” (Gloob/2019), “A Garota da Moto” (SBT/2018), “Rio Heroes” (FOX/2018) e a primeira temporada da série “3%” (Netflix/2017). No cinema, trabalhou com os diretores Sérgio Bianchi, Caroline Okoshi Fioratti, Hsu Chien, Nathalia Warth, Mauricio Eça, entre outros. Em 2023 produziu o filme “Uma fada veio me visitar” e assinou a direção de elenco do longa-metragem “Por Um Fio”, baseado na obra de Drauzio Varella, com Rômulo Estrela, Bruno Gagliasso, Zezé Motta e Othon Bastos (direção de David Schurmann) e “Rei da Feira” com Leandro Hassum e direção de Felipe Joffily, com estreia prevista para 2025. Entre as produções mais atuais estão a série “Marcelo, Marmelo, Martelo e a Turma do Caramelo”, dirigida por Duda Vaisman para a Paramount+ (2023) e o filme “Desapega” com Glória Pires e Maisa (disponível no streaming).

Alícia Abe
Fotógrafa e diretora cinematográfica, explora os limites da imagem, transformando linguagens e perspectivas. Em sua constante busca pelo sublime, se utiliza da captura da luz, da arte digital e da linguagem como um meio de reconstrução de novas paisagens e corpos. Estudou Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estadual de Londrina (PR) e começou de fato sua produção imagética em um período de 6 meses em Yokohama, Japão, em 2007, quando adquiriu sua primeira câmera e registrou o cotidiano japonês. De fotografia de moda a produções audiovisuais para mídias digitais passando por fotografia aérea, Alícia se formou em 2021 em Direção Cinematográfica na AIC – Academia Internacional de Cinema (SP) e em 2023 em Direção de Fotografia no Bucareste Ateliê de Cinema (SP). Hoje atua como Diretora de Fotografia em curtas-metragens, produções comerciais e editoriais; e como fotógrafa fine art representada pela WG Galeria, em São Paulo (SP).

Leonardo Tovani
Cineasta, natural de Osasco (SP), se formou em Direção Cinematográfica na Academia Internacional de Cinema e em Direção e Produção em um curso oferecido pela Warner Brothers Studio na University of Southern California, onde obteve uma bolsa integral após ganhar o prêmio de melhor curta universitário com o curta-metragem “A Vida em Pauta” (2020) no Festival FACIUNI. Faz parte da Associação de Montadores de Cinema (AMC) e atualmente cursa o bacharelado em Cinema e Audiovisual na Universidade Anhembi Morumbi. Atualmente, trabalha como editor do jornalista Bob Fernandes e assina direção/direção de fotografia para projetos na Riot Games. Tovani escreveu, dirigiu e editou os curtas “A Cidade de Oz” (2022) e “Chronicles of The Last of Us” no Brasil, e “A Broken Drumstick Makes Two” (2023) e “The Playmaker” (2023) em Los Angeles, nos Estados Unidos. Editou os premiados curtas “Estática” (2022), de Gabriela Queiroz, e “Barata” (2023), de Amen Musbah. Recentemente, realizou a colorização do curta “Efeito Laranja”, de Lucas Lyrio.

Guilherme Dourado
Natural de Aparecida de Goiânia, Goiás, vive atualmente em São Paulo. Com 12 anos de carreira, é formado no curso Técnico em Atuação para Cinema e TV da Academia Internacional de Cinema (AIC). Realizou diversos projetos audiovisuais, atuou no filme “CANTAREIRA”, vencedor do prêmio do Cinéfondation do Festival de Cannes de 2021.Atualmente participa da série documental “40m²” (Globoplay) , que reuniu curtas e um deles foi “PSICOSSOMÁTICO” dirigido por Francisco Lira, com produção do coletivo do qual faz parte, CONTRAPLANO, através de um edital do Instituto Criar e Projeto Paradiso.Atuou na série “COLÔNIA” com direção de André Ristum na Globoplay e está participando da segunda temporada da série “IRMANDADE” com direção de Pedro Morelli na NETFLIX. Participou também da terceira temporada da série “UNIDADE BÁSICA” com direção de Suzy Milstein na GLOBOPLAY. Atuou como Chico no curta-metragem “ERGUIDA” premiado no 56° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Interpretou José no curta-metragem “SERRA DO ARRIMO” dirigido por Thiago Fischer, premiado no Filmworks Film Festival com 5 prêmios incluindo “Melhor Filme” e “Melhor Atuação Principal”. Compõe o elenco da série “BETINHO – NO FIO DA NAVALHA” com direção de Lipe Binder e Julinho Andrade.

Mediadores

 

Caroline Cherulli: jornalista, atriz, produtora e apresentadora, Caroline foi vencedora do “Microfone Aberto”, reality produzido pela Band e o Kwai. Formada pelo curso técnico em Atuação para Cinema e TV da AIC, atua como repórter nas redes socias e produtora esportiva na Band.

Elzemann Neves: roteirista, dramaturgo e diretor, mestre em Direito do Estado, é professor coordenador dos cursos de Formação Livre em Roteiro da Academia Internacional de Cinema – AIC, professor de roteiro da pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes, integrou a comissão de seleção de projetos do BrLab em 2020 e 2021. Atua como parecerista de roteiro, recebeu os prêmios de melhor roteiro no Festival de Paulínia (2010) e no Brazilian Film Festival de Miami (2010) pelo filme “Depois do Almoço”, além de ter sido exibido no Festival de Berlim – Berlinale (2010), entre tantos outros trabalhos importantes. Confira a bio completa aqui.

Fernando Timba: bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO UFRJ) e formado em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema, dirigiu o curta-metragem “Variações sobre um mesmo tema” em 2011. Atualmente trabalha no curta-metragem de animação “Prelúdio em Si”, vencedor dos prêmios Estímulo Curta-Metragem 2013 e Carmen Santos de Cinema 2013, trabalhando como diretor e animador. Desenvolve videocenário para shows, óperas e peças teatrais: criou projetos para diretores como Felipe Hirsch e Leonardo Moreira entre outros. Confira a bio completa aqui.

Vanessa Pietro: cineasta, atriz, produtora, roteirista, escritora, professora da Direção de Atores no Filmworks e Coordenadora do Curso Técnico em Atuação para Cinema e TV na Academia Internacional de Cinema (AIC). Finalista ao prêmio Jabuti pelo livro infantil “O Silêncio em Apuros” (2016). Foi indicada ao prêmio Candango de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro pelo longa-metragem “Falsa Loura” (2007), de Carlos Reichenbach. Fez as séries de TV “ O Homem da Sua Vida”, canal HBO, contracenando com Augusto Madeira, direção de Daniel Rezende e Fernando Coimbra; “Lendas Urbanas”, direção geral Fernando Coimbra, que teve como primeira janela a TV Record; “Zé do Caixão” no canal Space, contracenando com Matheus Nachtergaele como Sarita Del Ciel, entre outros tantos trabalho. Vanessa é formada como atriz na Escola de Arte Dramática da USP, e em Imagem e Som pela UFSCAR. Confira a bio completa aqui.

 

 

 

Sair da versão mobile