Pietro Teixeira

Pietro Teixeira

Buscando investigar as questões políticas, sociais, culturais e filosóficas que atravessam a presença do corpo no cinema, Pietro Teixeira atua no âmbito teórico-prático do fazer fílmico, sendo atualmente Mestrando em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e professor nos cursos de Interpretação para Cinema e TV da Academia Internacional de Cinema, onde formou-se Diretor Cinematográfico em 2018 dirigindo o curta “Você Não Vai Entender”.

Formou-se em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP em 2023, realizando sua iniciação científica pesquisando “O Corpo no Cinema de Ingmar Bergman”, e finalizando sua graduação com o primeiro curta que pertencerá ao longa “Crônicas da Vida Cotidiana”, projeto que envolve um grupo de criação com 16 atores e que atualmente subsidia a pesquisa e treinamento para o filme. Antes disso, formou-se em Interpretação no Studio Beto Silveira como ator na peça “A Exceção e a Regra” de Bertolt Brecht, com direção de Beto Bellinati (2018). Dentre as escolas em que passou durante sua formação, estão a Plataforma Triz, Incenna, Studio Fátima Toledo, Bucareste –  Ateliê de Cinema, entre outras.

Criou em 2022 e é líder até hoje, de um grupo de pesquisa na PUC SP envolvendo atores e pesquisadores de várias instituições para estudar as questões centrais presentes no campo da atuação para Cinema. Foi membro do CED (Centro de Estudos da Dança), conduzido por Helena Katz de 2020 a 2023.

À convite do Frita Coletivo, dirigiu seu primeiro longa-metragem em 2022 chamado “Ostras”, filme ainda em finalização. Além disso, dirigiu o curta-metragem “Alianças” (2019). Foi 1º assistente de direção em diversos curtas e longas, sendo os curtas mais recentes “Eva” com direção de Roberta Mendes e “Serra do Arrimo” com direção de Thiago Fischer premiado no 12º Film Works Film Festival. Também atua como Produtor de projetos audiovisuais, sendo os mais recentes, o curta-metragem “O Dia” de Lorena Freire e “Aos Que Vierem Depois de Nós” de Gabriela Tiepo, entre outros curtas e longas. É também habilitado para exercer as funções de roteirista, continuísta e preparador de elenco, em obras audiovisuais.

Retrospectiva 2024: Um Ano de Conquistas e Celebrações no Cinema Nacional

2024 foi um ano de grandes realizações para a Academia Internacional de Cinema (AIC), que celebrou seus 20 anos de existência com uma série de eventos e conquistas. Fundada em 2004 a AIC se consolidou como uma das principais instituições de ensino audiovisual do Brasil, formando mais de 30 mil estudantes e produzindo mais de …

Retrospectiva 2024: Um Ano de Conquistas e Celebrações no Cinema Nacional Leia mais »

Join Waitlist We will inform you when the product arrives in stock. Please leave your valid email address below.