Roteiro para TV

DESCRIÇÃO:

Escrever ficção para TV é um ofício que exige conhecimento e técnica por parte do roteirista. Vive-se uma época em que os seriados televisivos – especialmente americanos e ingleses – elevaram a qualidade da dramaturgia na telinha. A onda dos seriados chega cada vez mais às emissoras brasileiras, daí a demanda por escritores que dominem a sua linguagem.

Esta oficina pretende ser um laboratório em que o aluno tenha a vivência de uma sala dos escritores – o local onde as séries são criadas. Para que a criação aconteça, é preciso conhecer os elementos fundamentais da narrativa audiovisual. Por isso, as aulas de criação coletiva são combinadas com exposição de conceitos como dramaturgia, personagem e estrutura, amparados por exemplos audiovisuais. Também são contempladas as diferenças entre os principais formatos televisivos – seriados, novelas e sitcoms – e entre a escrita para televisão e para cinema.

O objetivo é qualificar o aluno a compreender o universo da criação em teledramaturgia e fornecer elementos para atuar nele – potencializando ideias, desenvolvendo o olhar para a forma como os seriados são feitos e capacitando para a criação em grupo.

Não é necessário ter conhecimentos básicos de escrita de roteiro ou de dramaturgia, mas é recomendável ter aptidão e gosto pela escrita, tendo-a como uma atividade regular. É importante que o aluno tenha de antemão uma ideia ou uma sinopse breve para um seriado.

CONTEÚDO:

Carga Horária:30 horas
Número de encontros: 10

 

  • Dramaturgia. A arte e a natureza do conflito
  • As bases do roteiro. Premissa, story line e tema
  • Personagem
  • Jornada de criação. Sinopse, argumento, escaleta, tratamentos
  • A arte da criação em grupo
  • Diferenças de formatos. Seriado, sitcom, novela
  • Estrutura e ferramentas narrativas
  • Cenas
  • A arte do diálogo
  • O seriado. Arcos de episódio, arcos de temporada
  • Roteiro para televisão e para cinema. Semelhanças e diferenças.

*Programação sujeita a alterações.

PROFESSORES:

Ricardo Tiezzi

DATAS E HORÁRIOS:

Quartas-feiras, das 19h30 às 22h30.
Próxima Turma: 11 de abril a 20 de junho de 2012.

*A realização da oficina está sujeita a número mínimo de inscrições.

INVESTIMENTOS:

3 parcelas de R$ 300,00
À vista 10% de desconto

Ex-alunos ganham 15% de desconto no pagamento à vista e 5% no parcelado.

*A vaga somente será reservada mediante pagamento. No caso de desistência, a AIC reserva-se no direito de não devolver a taxa de reserva de vaga.

INSCREVA-SE:

Para se inscrever em um ou mais de nossos cursos, preencha e envie a ficha de inscrição, e a AIC entrará em contato com você para finalizar sua inscrição.

  • Para garantir sua vaga, efetue sua matrícula até pelo menos 1 semana antes do início do curso.
  • A inscrição será efetuada somente mediante confirmação do pagamento.
  • A turmas são sujeitas a confirmação, conforme ao número mínimo de matriculados.